Premier League

O calvário de Romeo Lavia: após estrear com quatro meses de atraso, volante do Chelsea se machuca (de novo)

Romeo Lavia perdeu o início de temporada devido a um rompimento no ligamento do tornozelo, e agora preocupa o Chelsea com um problema na coxa

A vitória do Chelsea sobre o Crystal Palace por 2 x 1 na última quarta-feira (27), em Stamford Bridge, pela 19ª rodada da Premier League, não trouxe somente alegria. Isso porque Romeo Lavia, que fez sua estreia pelos Blues após ser contratado por um caminhão de dinheiro, virou motivo de preocupação para Mauricio Pochettino após sofrer uma nova lesão.

O volante demorou quatro meses mais do que o esperado para entrar em campo pelo Chelsea devido a um rompimento no ligamento do tornozelo. O belga de 19 anos entrou em campo no 2º tempo para jogar os últimos 30 minutos de partida. Mesmo substituindo Ian Maatsen, Lavia mal conseguiu terminar o jogo pelos Blues por conta de um problema na coxa.

O próprio técnico admitiu que está “preocupado” com a condição física do volante e espera que ele “não tenha sofrido nada grave”, já que isso pode significar um novo período afastado pelo departamento médico do Chelsea. O próprio jovem belga torce para que a questão muscular na coxa seja algo leve, para que possa provar dentro de campo que o alto investimento não foi um desperdício de dinheiro.

Romeo Lavia longe de um início tranquilo no Chelsea

Romeo Lavia é cria do Anderlecht, mas em 2020 foi para o Manchester City. Sob o comando de Pep Guardiola, o volante pouco atuou – apenas dois jogos na temporada 2021/22 -, e por isso, foi vendido ao Southampton dois anos depois por £ 10 milhões (cerca de R$ 64,5 milhões à época). Apesar do rebaixamento na Premier League, o belga foi um dos destaques dos Saints na última temporada.

Em 34 jogos pelo Southampton, Lavia marcou um gol, deu uma assistência e provou ser um marcador nato, além da qualidade no passe apesar da pouca idade. Não à toa, o volante foi disputado no mercado e quase parou no Liverpool, que tinha feito uma proposta melhor. Entretanto, o Chelsea atravessou o negócio, pesando a vontade da joia belga em atuar pelo clube de Londres.

Para tirar o jogador de 19 anos dos Saints em julho deste ano, os Blues desembolsaram £ 58 milhões (em torno de R$ 367 milhões), assinando um contrato de sete temporadas. Só que a empolgação com o novo reforço se transformou em um drama em setembro, quando Romeo Lavia machucou o tornozelo durante um treino, adiando sua estreia pelo Chelsea em quatro meses.

Após se recuperar do rompimento de um ligamento, o volante finalmente entrou em campo pelos Blues contra os Eagles. Entretanto, mais uma vez, o belga deixou todo mundo de cabelo em pé ao sentir um novo problema – agora, na coxa.

Exames irão confirmar a gravidade da nova lesão, mas a tendência é que ele não esteja à disposição de Pochettino para a partida contra o Luton Town, neste sábado (30), às 9h30 (horário de Brasília), fora de casa, pela 20ª rodada da Premier League.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Lavia sofre com lesão na (curta) carreira. Em 2022/23, o volante chegou a perder dois meses no Southampton por conta de um grave problema no tendão da coxa. O talento do jovem jogador é inegável, mas a questão física é algo que pode atrapalhar o rendimento do belga nos Blues.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo