Premier League

Arsenal tem um desafio e tanto após balde de água fria que levou na Champions League

Após perder seu jogo de ida nas oitavas da Champions League, Arsenal volta à Premier League, onde resultados recentes o fazem o time do momento

O Arsenal mal terá tempo de se recuperar da derrota diante do Porto, no primeiro jogo das oitavas de final da Champions League, e já terá um desafio e tanto pela Premier League neste sábado (24): encara o Newcastle, que não faz boa temporada, mas é um duríssimo adversário que vem reecontrando seu melhor futebol e, neste momento, chega para o duelo com uma invencibilidade de quatro jogos no Campeonato Inglês.

O Arsenal, mesmo sem jogar, acabou perdendo a vice-liderança da Premier League para o Manchester City, que tinha jogo a menos e acabou vencendo o Brentford no compromisso atrasado. Com isso, os Citizens acabaram ultrapassando os Gunners e agora estão na segunda colocação do Campeonato Inglês com um ponto a mais. Se perdeu na Champions League, no entanto, a equipe de Londres se agarra (e muito) em sua ótima fase na liga nacional, na qual soma cinco vitórias consecutivas, algumas delas por goleada.

Eliminado ainda na fase de grupos da Champions League e na lanterninha de sua chave, o Newcastle tem apenas a Premier League e a Copa da Inglaterra para disputar no restante da temporada da Inglaterra. Na liga nacional, as coisas não estão muito boas e o time ocupa, hoje, a oitava colocação, com 37 pontos, dez a menos do que o Tottenham, primeiro membro do G5 e clube que se classificaria à Liga Europa se o Campeonato Inglês terminasse hoje. Já na competição em mata-mata, os Magpies visitam o Blackburn, da segunda divisão, na partida seguinte ao duelo contra o Arsenal.

Como o Arsenal chega para o jogo contra o Newcastle

Apesar da derrota para o Porto na Champions League, é bem difícil afirmar que o Arsenal está beirando uma crise, já que o desempenho recente na Premier League não só recolocou o time comandado por Mikel Arteta na disputa pelo título, como também fez dele a equipe com melhor sequência na competição no atual momento. São cinco vitórias consecutivas, sendo três delas por chamativas goleadas: dois 5 a 0 e um 6 a 0.

Antes da derrota para o Porto, o Arsenal havia perdido apenas seu primeiro jogo em 2024, quando caiu diante do Liverpool na Copa da Inglaterra. Fez, desde então, cinco partidas e venceu todas, mas chama a atenção o quão bem o time foi nestes duelos: foram 21 gols anotados e apenas dois sofridos. Muito bom não apenas para a subida na tabela, mas também para a construção de um ótimo saldo de gols, primeiro critério de desempate na Premier League.

E se o ataque é a principal arma do Arsenal nos últimos jogos pela Premier League, é hora de colocá-lo para funcionar contra a pior defesa entre os oito primeiros colocados da liga. Afinal, até agora, o Newcastle já levou 41 gols no Campeonato Inglês e, nem de longe, é o time com solidez defensiva que foi na temporada passada — para efeito de comparação, foram apenas 33 tomadas em toda a competição na temporada passada.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como o Newcastle chega para o jogo contra o Arsenal

Aos poucos o Newcastle vai se recuperando de seu começo de temporada muito abaixo, mas os estragos feitos pelo início ruim dificilmente serão totalmente reparados. E isso principalmente na Premier League, competição na qual os Magpies não tem praticamente chance de mais nada. São dez pontos de desvantagem para o Tottenham, quinto colocado, e sete para o Manchester United, que hoje está em sexto. Com isso, ir para competições europeias via Campeonato Inglês parece uma ideia quase que delirante.

Resta, então, usar a competição mais importante da Inglaterra para azeitar o time a aquela que é a mais importante para o Newcastle: a Copa da Inglaterra. Afinal, é a única competição na qual os Magpies têm chances reais de serem campeões e, caso levem a taça, conquistam automaticamente a vaga na Liga Europa. Não seria a temporada dos sonhos, mas já seria um troféu que o clube precisa — e muito — para se afirmar após ser comprado por um bilionário saudita.

O problema é que a forma como o Arsenal vem jogando é bastante perigosa para um time que tem defendido mal demais, caso do Newcastle atual. Com a grave lesão de Nick Pope e a suspensão de Sandro Tonali por envolvimento em esquema de apostas, os Magpies acabaram perdendo dois grandes pilares defensivos e seu sistema de defesa, elogiadíssimo na temporada passada, virou água. E, agora, terá um teste e tanto contra o segundo melhor ataque da Premier League.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo