Premier League

‘Não chegamos nem perto do nível para ganhar uma Premier League’: o desabafo do Arsenal

Mesmo vice-líder da Premier League, o Arsenal tirou Mikel Arteta do sério após mais um tropeço na caça ao Liverpool

Ainda faltam 12 jogos para o fim da Premier League, porém, o título parece ser apenas uma questão de tempo para o Liverpool. Mesmo vice-líder do campeonato, Mikel Arteta fez um forte desabafo após mais um tropeço do Arsenal.

Em coletiva, o treinador espanhol revelou seu descontentamento com a derrota dos Gunners para o West Ham por 1 a 0 neste sábado (22), no Emirates Stadium, pela 26ª rodada da Premier League. Agora, a diferença para os Reds é de oito pontos:

— Muito desapontado, obviamente muito bravo também. Não atingimos os níveis hoje e sou muito responsável por isso.

Antes de receber os Hammers, o Arsenal vinha numa sequência de 15 jogos de invencibilidade como mandante na competição. Só que tudo foi abaixo com o gol marcado por Jarrod Bowen. Para piorar, Myles Lewis-Skelly foi expulso no 2º tempo e atrapalhou os planos de uma virada.

Com tantos lesionados em seu sistema ofensivo — incluindo Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli –, Arteta foi perguntado se os desfalques foram fundamentais para o revés diante do West Ham. Entretanto, o técnico cobrou o nível de intensidade dos Gunners, que não estiveram à altura exigida:

— Não chegamos nem perto dos níveis que temos que atingir para ter a oportunidade de ganhar uma Premier League. Fomos muito consistentes (na temporada), mas o futebol tem a ver com o que se faz hoje.

Crítica de Arteta no Arsenal tem fundamento

Arsenal acumula tropeços em jogos chaves nas últimas temporadas Foto: (Imago)
Arsenal acumula tropeços em jogos chaves nas últimas temporadas Foto: (Imago)

Desde dezembro de 2019 à frente do Arsenal, Mikel Arteta tem se colocado entre os postulantes ao título da Premier League. Contudo, nas últimas quatro temporadas, o Manchester City acabou campeão.

Em 2022/23, os Gunners viveram um trauma, já que lideraram boa parte do campeonato, mas foram ultrapassados pelos Citizens nas rodadas finais e acabaram com o vice. Já nesta temporada, a expectativa era de que a história fosse diferente com a péssima campanha da equipe de Pep Guardiola.

Por outro lado, o Liverpool assumiu o protagonismo do futebol inglês sob o comando de Arne Slot, que perdeu apenas um jogo de Premier League em 2024/25. O Arsenal, por sua vez, só tinha sido derrotado duas vezes na competição até entrar em campo contra o West Ham.

Era a oportunidade perfeita para o Arsenal encostar nos Reds, que empataram com o Aston Villa por 2 a 2 na última quarta-feira (19), no Villa Park, em jogo adiantado da 29ª rodada. O Liverpool pode disparar ainda mais na Premier League caso vença o City neste domingo (23), às 13h30 (horário de Brasília), fora de casa.

Em mais um momento decisivo da temporada, os Gunners acabaram tropeçando em si mesmo. Resta saber se o Arsenal ainda terá fôlego para buscar um milagre e ficar com a taça da Premier League, o que não acontece desde 2003/04.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo