Inglaterra

Dois gigantes da Premier League querem Xavi como técnico

Chelsea e Newcastle veem com bons olhos a possibilidade de contratarem Xavi, que deixará o Barcelona no fim desta temporada

Xavi Hernández anunciou ainda no fim de janeiro que esta seria a sua última temporada como treinador do Barcelona. A pressão por títulos, resultados e as críticas pesaram na decisão do técnico, que planejava descansar antes de voltar a trabalhar como técnico. Porém, ele poderá comandar uma equipe mais cedo do que ele mesmo imaginava, e logo em um campeonato que possui tanta pressão quanto La Liga.

Segundo o site HITC, tanto o Chelsea como o Newcastle veem com bons olhos a possibilidade de serem treinados pelo espanhol de 44 anos. Porém, convencer o espanhol não será assim tão fácil. Após terminar sua carreira como jogador de futebol no Al-Sadd, ele se tornou técnico da equipe do Catar logo depois, em 2019. Dois anos depois, ele assumiu o comando do Barcelona, não tendo parado de trabalhar em nenhum momento desde que pendurou as chuteiras. Até por isso a ideia do ex-meio-campista era tirar pelo menos um ano sabático antes de voltar a treinar algum time.

Ficar no Barça não é uma possibilidade

Por mais decepcionante que seja o seu trabalho em 2023/2024, o treinador já mostrou ser capaz de fazer bons trabalhos. Na última temporada, ele levou o Barcelona ao título da La Liga, e também da Supercopa da Espanha. Tanto a direção como os jogadores já tentaram convencer de Xavi de ficar ao menos mais um tempo no Barcelona. Inclusive parte da imprensa mudou de opinião após a recente classificação blaugrana para as quartas de final da Champions League, após passar pelo Napoli. Mesmo assim, o técnico deixou claro que não pretende mudar de ideia.

— Neste momento, é impossível para mim mudar a minha decisão. Vou deixar o clube no final da temporada. Vocês (jornalistas) ficam me perguntando se ficarei se vencermos a Champions League. Não, eu não vou. Meu futuro não mudará. Minha resposta não mudará. Eu irei embora no final de 2023/24.

Outras opções para Chelsea e Newcastle

E caso Xavi seja tão irredutível assim para o seu período sabático, tanto Newcastle como Chelsea já procuram outros alvos. Os Blues também tem interesse em Rúben Amorim, técnico do Sporting, enquanto os Magpies pensam na possibilidade de contratar Roberto Mancini, atual comandante da Arábia Saudita. As saídas não foram confirmadas, mas tanto Mauricio Pochettino como Eddie Howe estão pressionados em seus cargos.

Xavi ainda é um treinador jovem, e apesar de sua margem para evolução, precisaria certamente de um projeto bastante convincente para aceitar voltar a trabalhar tão rápido. Atualmente o Newcastle ocupa a 10ª posição da Premier League, enquanto o Chelsea está uma posição atrás. Sinal de que o espanhol teria tanto trabalho quanto teria em Barcelona, caso aceitasse permanecer no clube de seus amores.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo