Deixar City e treinar a Inglaterra? Guardiola, mais uma vez, deixa pistas
Empregado até o final da temporada 2024/25 no Manchester City, técnico espanhol afirmou que precisa refletir quais serão os próximos passos da carreira
A entrevista recente de Pep Guardiola no programa italiano Che Tempo Che Fa, que foi ao ar neste último domingo, 13 de outubro de 2024, reacendeu as especulações sobre o futuro da sua carreira.
Com o contrato no Manchester City se encerrando ao final desta temporada, o técnico espanhol abordou os rumores que o ligam à Seleção Inglesa, mas esclareceu que ainda não tomou uma decisão:
“Não é verdade que já decidi deixar o City. Ainda preciso refletir, qualquer coisa pode acontecer. Também não é verdade que eu serei o próximo técnico da Inglaterra. Se eu já tivesse decidido, eu diria. Mas a verdade é que não sei o que vai acontecer. Vamos ver o que o futuro reserva.”
Situação contratual de Guardiola no Manchester City
Guardiola está no Manchester City desde 2016, e seu contrato atual termina no final da temporada 2024/25, após uma última renovação assinada em 2022.
Em várias entrevistas recentes, Pep Guardiola tem mantido o futuro em aberto, especialmente sobre sua continuidade no Manchester City após a temporada 2024/25.
Em maio, após conquistar a Premier League 2023/24, Guardiola disse que estava “mais perto de sair do que de ficar“, mencionando o cansaço e a dificuldade de encontrar novas motivações após oito anos em Manchester.
Agora, ele reforçou novamente a incerteza de uma permanência no clube inglês: “Tenho que pensar sobre isso. Vamos ver o futuro. Ainda preciso refletir e decidir o que quero fazer.”
O que Guardiola já falou sobre treinar seleções?
Em agosto de 2021, Pep Guardiola havia mencionado publicamente que seu próximo passo na carreira seria, muito provavelmente, treinar uma seleção nacional.
Ele disse isso durante um evento virtual da XP Investimentos, onde explicou que, após o término de seu contrato com o City (previsto para 2023 na época), gostaria de fazer uma pausa antes de assumir uma seleção.
“O próximo passo será uma seleção, sim, se houver a possibilidade. Depois de sete anos no City, eu preciso de uma pausa. Quero parar, observar e aprender com outros treinadores. Gostaria de treinar em uma Euro, Copa América ou Copa do Mundo.”
Após suas declarações, Guardiola renovou o seu contrato com o Manchester City em novembro de 2022 por mais três anos – contrato esse, aliás, que é válido até o final da temporada 2024/25.
Qual é a situação atual da Seleção Inglesa?
A seleção da Inglaterra está em um momento de transição desde a saída de Gareth Southgate, que deixou o comando após a derrota para a Espanha na final da Euro 2024.
Desde então, Lee Carsley, técnico da seleção sub-21, foi nomeado como treinador interino da equipe principal. Apesar de especulações de que ele poderia assumir o cargo, Carsley deixa pistas contrárias sobre o tema.
Após a derrota para a Grécia na Nations League 2024/25, o treinador reforçou que considera a posição de treinador da Inglaterra um dos trabalhos mais prestigiados do futebol mundial, mas afirmou que “a seleção merece um treinador de classe mundial, alguém que já tenha conquistado troféus“.
“This job deserves a World class coach who's won trophies…and I'm still on the path to doing that”
Has Lee Carsley effectively ruled himself out of the England running? ❌#ITVFootball | @gabrielclarke05 pic.twitter.com/QQz1JHzGNo
— ITV Football (@itvfootball) October 13, 2024
No entanto, ele não descartou completamente a possibilidade de ser escolhido para o cargo prnicipal, afirmando que está focado em ajudar a seleção durante o tempo que for necessário:
“Estou muito honrado com a chance de trabalhar na equipe principal, estou em uma posição muito privilegiada, posso ver o potencial que essa equipe tem.”