Inglaterra

Mudança no Manchester City pode colocar técnico sensação como sucessor de Guardiola

Diante da iminente saída de Txiki Begiristain, Citizens buscam a contratação de um diretor esportivo

Tudo indica que o Manchester City passará por uma transformação considerável ao final da temporada. Isso porque, Txiki Begiristain, diretor de futebol do clube desde 2012, decidiu se aposentar no meio do próximo ano. Ciente da decisão do dirigente, o time inglês busca um substituto para assumir a pasta a partir de 2024/2025.

Dito isso, segundo Fabrizio Romano, jornalista especializado em transferências do futebol, Hugo Viana é o nome favorito dos Citizens. O trabalho do diretor esportivo do Sporting, que viabilizou contratações de jogadores como Gyokeres, Diomande e Hjulmand, tem chamado à atenção da alta cúpula do atual tetracampeão inglês.

Ex-meia, Hugo Viana passou pelo futebol da terra do Rei Charles III durante sua carreira de jogador. Contratado em 2002, ele defendeu o Newcastle até 2005, quando se transferiu para o Sporting.

Como diretor esportivo, soma experiências no Belenenses, entre 2017 e 2018, além do bom trabalho que faz à frente dos Leões desde a temporada 2018/2019.

Hugo Viana, diretor esportivo do Sporting
Hugo Viana, diretor esportivo do Sporting (Foto: IMAGO Images)

Hugo Viana pode levar Rúben Amorim ao City, diz jornal

Caso Hugo Viana realmente acerte com o Manchester City, ganha bastante força a hipótese de Rúben Amorim assumir o comando da equipe inglesa, isso, claro, se Pep Guardiola não permanecer. A informação é do jornal português Record.

Com Hugo Viana na direção de futebol do City, Rúben Amorim, que no final da última temporada foi cogitado em diversos clubes da Premier League, acaba sendo opção natural a uma possível saída de Guardiola. Os dois nutrem forte amizade desde o tempo em que eram jogadores.

Juntos, Hugo e Amorim levaram o Sporting a cinco títulos de 2020/2021 para cá, são eles: Primeira Liga (2x), Taça da Liga (2x) e Supertaça Cândido de Oliveira.

O contrato do treinador português com os Leões, vale destacar, vai até 2026.

Rúben Amorim, técnico do Sporting
Rúben Amorim, técnico do Sporting (Foto: IMAGO Images)

A saída de Begiristain pode influenciar na renovação de Guardiola?

Em um primeiro momento, Txiki Begiristain tinha o desejo de se aposentar quando completasse 55 anos. Entretanto, diante do sucesso do Manchester City de Pep Guardiola — seu amigo pessoal — decidiu adiar os planos.

Assim, o novo planejamento do dirigente seria desligar-se do futebol aos 60 anos, idade que completou no último mês de agosto. Como citado, ele bateu o martelo e deixa a direção dos Citizens em 2025.

Parte da imprensa inglesa cita a amizade entre a dupla como possível elemento influenciador na permanência (ou não) de Guardiola no City.

O técnico catalão tem contrato até o meio de 2025 e, até o momento, ainda não decidiu se continuará à frente do clube, que já trabalha há oito anos.

A torcida clama pelo ‘fico', e Guardiola já agradeceu por isso. A conferir se o adeus do amigo impactará o pensamento do treinador. 

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo