Inglaterra

Guardiola já tem lista de sete grandes problemas no City, dias após renovação de contrato

Treinador terá papel importante na reformulação do elenco dos Citizens na próxima temporada

O técnico Pep Guardiola renovou seu contrato junto ao Manchester City na última terça-feira (19). O espanhol aumentou seu vínculo com os Citizens até 2026, com possibilidade de extensão por mais um ano.

Apesar da boa notícia da renovação, a missão do treinador para a sequência de trabalho não será nada fácil. Ao menos sete jogadores têm mais de 30 anos e em declínio natural de nível.

De Bruyne, Bernardo Silva, Kovacic, Gundogan, Walker, Ederson e até Stones podem não entregar o desempenho necessário para manter a competitividade do City no cenário inglês e europeu.

O aumento na quantidade de jogos a partir de 2025 pode pesar ainda mais para os jogadores mais experientes. Com isso, os Citizens terão de ir ao mercado para repôr algumas peças.

Atual tetracampeão da Premier League, Guardiola tem vivido sua pior fase desde que assumiu o time inglês. São quatro derrotas seguidas na temporada, incluindo uma goleada sofrida diante do Sporting pela Champions League.

Manter a motivação de seus jogadores parece uma missão complicada ao técnico espanhol, que terá papel fundamental na remontagem do elenco para o próximo ciclo.

Títulos de Guardiola no comando do City

  • 6x campeão da Premier League
  • 2x campeão da Copa da Inglaterra
  • 4x campeão da Copa da Liga Inglesa
  • 3x campeão da Supercopa da Inglaterra
  • 1x Campeão da Champions League

Imprensa britânica pontua falta de gana de parte dos atletas do City

Alan Shearer, um dos nomes mais importantes da história do futebol inglês, colocou em pauta um ponto importante sobre o momento atual do City.

O Manchester City fez história no futebol inglês nos últimos anos. Nenhum outro clube conseguiu conquistar a Premier League por quatro vezes consecutivas.

Guardiola venceu a primeira e até então única Champions League da história do clube inglês. Tanto sucesso em temporadas passadas requerem mais entrega e dedicação, já que outros times de elite também querem este mesmo período de glória.

Elenco envelhecido e sem motivação? Guardiola tenta encontrar solução para problemas do City dias após assinatura de sua renovação
Elenco envelhecido e sem motivação? Guardiola tenta encontrar solução para problemas do City dias após assinatura de sua renovação. Foto: Imago

Mas, para o ex-atacante do Newcastle e da seleção inglesa, parte do elenco do City não tem mais essa mesma gana de seguir focado a continuar vencendo.

— Você também pode argumentar se um pouco da fome deles também pode ter diminuído. Muitos desses jogadores foram incrivelmente bem-sucedidos e eu não me importo com quem ou o que você é, é difícil continuar de novo, de novo e de novo. Eles já fizeram isso tantas vezes (foram campeões), então esse é um grande pedido para eles voltarem e serem novamente —, disse Alan Shearer em entrevista à “Betfair”.

Questão extra-campo é outro problema para Guardiola no City

O Manchester City é acusado de 115 violações às regras de lucro e sustentabilidade da Premier League. Considerado o julgamento esportivo do século, o processo está em curso desde o dia 16 de setembro de 2024.

Caso seja considerado culpado das acusações, o clube inglês pode sofrer punições severas, como perda de pontos, ou mesmo o rebaixamento na Inglaterra.

Para Shearer, este julgamento é um fator que pode explicar o momento oscilante do time na temporada. Por mais que a função dos atletas seja entrar em campo e jogar, tudo o que envolve a instituição também mexe um pouco com o psicológico dos atletas.

— Muitas pessoas dirão que as acusações atuais que pairam sobre o City não devem afetar os jogadores que estão em campo, ‘eles só precisam sair e jogar', e eu entendo isso. Mas, no final das contas, o que acontece no topo do clube de futebol sempre chega ao campo em algum momento –, complementa o ex-jogador.

O Manchester City volta ao campo no próximo sábado (23), diante do Tottenham, em casa, pela 12ª rodada da Premier League. A partida acontece no Eithad Stadium, às 9h30 (horário de Brasília). 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo