O ‘Neymar da Noruega’ está cada vez mais perto de jogar no Tottenham
Aos 18 anos, o 'Neymar da Noruega' já é conhecido no Club Brugge por sua qualidade no drible - o que encanta o Tottenham de Ange Postecoglou
Após contratar o zagueiro Radu Dragusin e o atacante Timo Werner na janela de transferências de janeiro, o Tottenham parecia que iria investir na chegada de um meio-campista para a sequência da temporada. Entretanto, os Spurs ainda querem reforçar o sistema ofensivo de Ange Postecoglou. E quem pode acabar desembarcando em Londres é ninguém mais, ninguém menos, do que o ‘Neymar da Noruega'.
Não se trata do craque brasileiro que está se recuperando de uma grave lesão no Al-Hilal, mas sim de Antonio Nusa, que é uma das joias do Club Brugge. Com apenas 18 anos, o ponta-esquerda norueguês é considerado um das grandes promessas do futebol europeu. Não à toa, o atleta esteve na mira do Chelsea na última janela de transferências. Entretanto, o negócio com os Blues não foi fechado no meio de 2023.
Agora, segundo o jornal britânico The Guardian, o Tottenham está próximo de chegar a um acordo com o Brugge para contratar Nusa. Caso tudo dê certo, os Spurs estão dispostos a contar com o jovem atacante a partir de 2024/25. Ou seja, o ‘Neymar norueguês' terminaria a temporada na Bélgica. A pressa dos ingleses em assinar com a joia se dá pelo medo de perdê-lo para outro clube no mercado.
Tottenham have opened talks with Club Brugge about a deal for winger Antonio Nusa ⚪️ pic.twitter.com/acyJghGAk9
— Sky Sports Premier League (@SkySportsPL) January 19, 2024
E para quem se pergunta o motivo do apelido dado a Antonio Nusa, a resposta é bem simples: o ponta-esquerda, assim como Neymar, já é conhecido no Club Brugge por sua qualidade no drible, cuja média é de 5,1 a cada 90 minutos no Campeonato Belga. Essa qualidade do talento norueguês pode cair como uma luva para o técnico australiano no Tottenham.
Conheça Antonio Nusa, o ‘Neymar norueguês' que interessa ao Tottenham
Nusa é um jogador agudo, que gosta de atuar pela lateral do campo e avançar com a posse da bola. Além disso, o ponta-esquerda é ambidestro, por mais que tenha o pé direito mais forte que o esquerdo. Mesmo assim, isso torna o norueguês imprevisível, já que ele pode tanto cortar para o meio, quanto avançar em direção à linha de fundo para buscar o cruzamento (ou o já citado drible).
Vale ressaltar os 5,1 dribles a cada 90 minutos é a melhor da Liga Belga, mas a taxa de acerto de Antonio Nusa é de 49,4% no quesito. Algo normal no início da carreira de qualquer jogador, que tem espaço para evoluir ainda mais com o passar do tempo através dos treinamentos e da experiência adquirida com a idade. Em 15 jogos neste campeonato, sendo seis como titular, o atacante marcou três gols e deu duas assistências.
Antonio Nusa 18 years of age ??
It won’t be scary for us… pic.twitter.com/RRIW1Cj3sd
— ????????? (@thfc_MatthewSZN) January 18, 2024
Por fim, o ‘Neymar da Noruega' também se destaca pela capacidade de quebrar linhas através do passe. Só que a criatividade não é o único ponto forte de Nusa, já que ele também apresenta uma inteligência tática no Brugge com 18 anos. Características fundamentais para Postecoglou, que tem a chance de maximizar ainda mais o talento do ponta-esquerda caso a joia seja contratada pelo Tottenham
Como Nusa pode fazer a diferença com Ange?
Não é de hoje que os Spurs sentem a falta de um atleta com as mesmas características de Antonio Nusa na ponta esquerda. É verdade que Son Heung-Min e o próprio Werner podem jogar por ali, mas a dupla apresenta mais perigo jogando atrás do último marcador adversário, já que podem ganhar da marcação através da velocidade. Com a bola, o ‘Neymar da Noruega' pode fazer a diferença no Tottenham de Ange.
Mais do que isso, Nusa tem o perfil que se encaixa na filosofia do australiano. Dos 273 jogadores que atuaram em mais de 10 partidas neste Campeonato Belga, o ponta-esquerda do Club Brugge é o 11º na frequência que recupera a posse da bola no terço de ataque – uma vez a cada 70,7 minutos. Os Spurs de Ange Postecoglou têm esse fator como uma de suas marcas registradas.
AngeBall in the PL ? #tottenham pic.twitter.com/dFCX78Jh7y
— SpursDebateTV (@SpursdebateUK) January 23, 2024
Ainda de acordo com o The Guardian, o Tottenham ganhou a posse de bola no último setor do campo 135 vezes, a terceira melhor marca entre todos os times da Premier League. A marcação-pressão é um dos alicerces do treinador australiano.
Nusa pode aumentar ainda mais esses números para o Tottenham. O negócio pelo ‘Neymar norueguês' parece ser a contratação dos sonhos para Postecoglou. Contudo, o Club Brugge ainda precisa concordar com tudo isso. A ver cenas dos próximos capítulos.