Alto, forte, técnico e muito mais: o que esperar de Radu Dragusin, o novo zagueiro do Tottenham?
Radu Dragusin recusou o Bayern de Munique para assinar com o Tottenham - e Ange Postecoglou não poderia ficar mais feliza

Nesta quinta-feira (11), o Tottenham anunciou a contratação de Radu Dragusin, que foi comprado junto ao Genoa por € 25 milhões (cerca de R$ 133,6 milhões). O zagueiro assinou um contrato com os Spurs até 2030 e vestirá a camisa 6. A chegada do romeno representa um alívio para Ange Postecoglou, que ganha uma nova peça para sua defesa tão desfalcada.
O Tottenham é um dos vários clubes na Europa que estão sofrendo com as inúmeras lesões nesta temporada. Van de Ven e Romero, titulares no miolo de zaga, se machucaram ao longo de 2023/24, o que obrigou o técnico australiano a improvisar os laterais Emerson Royal e Ben Davies no setor. Além disso, os Spurs perderam Dier, que se transferiu para o Bayern de Munique.
Em meio a esse cenário, os problemas de Ange podem ser resolvidos com Radu, que era um dos grandes destaques da Serie A. Tanto que os próprios Bávaros tentaram a transferência do zagueiro de 21 anos, mas ele já tinha dado sua palavra aos Spurs e recusaram a investida da Bundesliga para jogar a Premier League. Essa postura, por si só, já fez o romeno ganhar pontos com a torcida.
Enter the Dragusin ? pic.twitter.com/542CGo1hPS
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) January 11, 2024
Mais do que isso, os torcedores do Tottenham têm motivos de sobra para comemorar o negócio envolvendo Radu Dragusin. Alto, forte, técnico e com muitas outras qualidades, o zagueiro tem tudo para evoluir ainda mais sob o comando de Postecoglou. Segundo a BBC, saiba o que esperar do romeno nos Spurs e todas suas características.
Conheça Radu Dragusin, novo zagueiro do Tottenham
Filho de Svetlana e Dan, ex-jogadores da seleção da Romênia de basquete e vôlei, respectivamente, Radu Dragusin já impressiona pelos seus 1,91m de altura. Não era de se esperar menos, já que seus pais são ex-atletas profissionais de esportes em que esse quesito era extremamente importante. Além disso, o zagueiro é conhecido por sua força física.
Sua personalidade também chama a atenção, já que é descrito como um trabalhador esforçado e com vontade insaciável de aprender. Os atributos físicos e mentais foram suficientes para Fabio Paratici, ex-diretor esportivo da Juventus, levá-lo para a Itália em 2018, onde atuou pelas equipes de base até fazer sua estreia entre os profissionais. E o primeiro contato de Dragusin com o time principal da Velha Senhora não poderia ser melhor.
?⚽️ pic.twitter.com/RlzzOLFJHi
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) January 11, 2024
Em 2020, Andrea Pirlo se impressionou com o defensor romeno e decidiu subi-lo para os profissionais para treinar com os principais jogadores, o que poderia fazê-lo melhorar rapidamente. E a estreia com a camisa da Juve não demorou, tanto que Radu Dragusin saiu do banco de reservas na vitória sobre o Dínamo de Kiev por 3 x 0, em dezembro daquele ano, pela fase de grupos da Champions League.
Sem muito espaço na Juventus, o zagueiro foi emprestado para a Sampdoria e depois para a Salernitana, ajudando essa a evitar o rebaixamento na Serie A. Na temporada 2022/23, o romeno foi cedido ao Genoa para a disputa da Serie B, o que se tornou o ponto de virada em sua carreira. Dragusin disputou todas as partidas daquele campeonato, sendo apelidado de “Guarda-Costas do Genoa” por uma manchete à época.
E os elogios não foram exagerados, pois o defensor romeno ajudou os Rossoblu a terminarem com a segunda melhor defesa daquela Serie B, que sofreu apenas 28 gols. De volta à elite do futebol italiano, Radu Dragusin mostrou um talento avassalador. Antes de se despedir do Genoa, ele foi classificado como uma das grandes revelações da Serie A em 2023/24.
Os dois principais candidatos ao título já sentiram a força do Genoa em Marassi. Ontem Dragusin foi no terceiro andar e o time segurou a Inter no 1 a 1.pic.twitter.com/yAyd4cuBxo
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) December 30, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Características do zagueiro que podem auxiliar Ange Postecoglou
Dragusin é absoluto na bola área, seja defensiva ou ofensiva, podendo ser uma arma nas bolas paradas. O zagueiro também é agressivo na marcação, mas não violento, e rápido nos cortes. Com a bola no pé, o romeno apresentou uma melhora, também demonstrando agilidade e inteligência no posicionamento. Por fim, tornou-se uma parede, já que é difícil superá-lo no drible.
Psicologicamente, Radu Dragusin joga com confiança, sem se intimidar com o adversário presente no outro lado. Isso pode ser justificado com sua experiência na seleção romena, onde é titular indiscutível na defesa, sendo fundamental na classificação à Eurocopa, que será disputada na Alemanha entre junho e julho de 2024. Vale reforçar que o zagueiro foi eleito o melhor jogador do país no ano passado.
No Genoa, Dragusin atuava numa linha de três zagueiros, se posicionando no centro da defesa. Já na Romênia, o treinador é adepto do esquema com quatro defensores. Ou seja, ele está acostumado a diferentes filosofias de jogo, o que permite Ange Postecoglou inovar no Tottenham. Mesmo assim, até pela idade, o jogador pode apresentar erros, o que é comum no começo da carreira.
'Don't worry mate, in 9 years I'll come to Spurs and sign Dragusin and Werner and win the double' – Ange, probably pic.twitter.com/kTNoPK1vA9
— Lucas Rinaldo (@LucasRinaldo_) January 11, 2024
Apesar disso, Radu Dragusin é um ótimo achado dos Spurs no mercado. Pelo menos, na teoria. A prova verdadeira será tirada dentro de campo. O treinador australiano precisa – e muito – do zagueiro romeno, que terá pouco tempo de preparação e entrosamento. Só que isso não deve atrapalhar a habilidade do atleta de 21 anos, que tem tudo para fazer a diferença no Tottenham.