O Manchester United brincou de jogar bola e, enfim, teve sossego nos 6 a 0 sobre o Tranmere

O Tranmere Rovers já tinha feito milagre na fase anterior da Copa da Inglaterra. Lutando para não ser rebaixado na terceira divisão, o time arrancou o empate por 3 a 3 contra o Watford em Vicarage Road, após terminar o primeiro tempo com uma desvantagem de três gols. Já na última quinta-feira, os alviazuis foram capazes de eliminar os adversários da Premier League no replay, com uma vitória durante a prorrogação. No entanto, o conto de fadas não se ampliou neste domingo, quando o Manchester United visitou Prenton Park. Com parte dos titulares, os Red Devils brincaram de jogar bola e golearam os anfitriões por 6 a 0, em tarde de lindos tentos.
A pressão sobre Ole Gunnar Solskjaer anda grande e atropelar o Tranmere parecia o mínimo para melhorar o clima, por mais que os oponentes tivessem surpreendido na fase anterior. Por isso mesmo, diante de alguns sinais de atrevimento dos anfitriões nas primeiras ações, o United os trucidou. Foram três gols precoces dos Red Devils. Harry Maguire abriu o placar aos dez, ao avançar até a entrada da área e soltar uma pancada. Outro belo gol saiu três minutos depois, quando Diogo Dalot tabelou pela direita, fez o breque de letra para fintar o marcador e chutou cruzado. Já aos 16, até Jesse Lingard conseguiu fazer alguma coisa e balançou as redes. Maguire de novo puxou o ataque e entregou ao companheiro, que bateu colocado.
O gramado horrível de Prenton Park, maltratado desde o duelo contra o Watford, não seria problema para o Manchester United impor seu domínio. Afinal, o grande mérito da equipe na noite estava em sua contundência nas finalizações. Os Red Devils nem precisavam forçar tanto para balançar as redes. E assim o marcador se inchou pouco antes do intervalo. Aos 41, Phil Jones completou de cabeça uma cobrança de escanteio. Já aos 45, outra belezura, quando Anthony Martial ajeitou no bico da grande área e mandou uma bola com curva na gaveta.
Para o segundo tempo, Solskjaer optou por descansar Nemanja Matic e Martial, colocando Fred e Tahith Chong. O Tranmere até buscou os ataques rápidos para fazer o gol de honra, tentando corresponder ao apoio incondicional (e impressionante) de sua torcida. Mesmo assim, a partida estava nas mãos dos Red Devils e o último gol saiu por inércia, aos 11 minutos. Coube a Mason Greenwood fechar a contagem, convertendo um pênalti sofrido por Chong. Em ritmo de treino, houve uma bola na trave dos visitantes no fim, sem fazer falta. Presente nas arquibancadas, ao menos desta vez Sir Alex Ferguson teve motivos para sorrir.
A vitória está distante de resolver a vida do Manchester United, mas ao menos carimba a classificação às oitavas de final da Copa da Inglaterra e não cria mais pressão desnecessária. Não que a vida seja simples depois disso: os Red Devils pegam o Manchester City na próxima quarta, tentando reverter os 3 a 1 sofridos no primeiro duelo pelas semifinais da Copa da Liga. Depois, encaram Wolverhampton e Chelsea pela Premier League, em embates decisivos às suas pretensões ao G-4. E, em fevereiro, também se iniciam os mata-matas da Liga Europa, contra o Club Brugge. Serão semanas fundamentais ao futuro de Solskjaer em seu cargo.



