Técnico do Newcastle quer projeto voltado para Bruno Guimarães no futuro
Peça fundamental de Eddie Howe, Bruno Guimarães é a alma do Newcastle — e por isso, atrai atenção no mercado
Ainda sonhando com uma vaga em competições europeias, o Newcastle quer somar o máximo de pontos possíveis nessa reta final de Premier League. E quem pode seguir fazendo a diferença nos Magpies é Bruno Guimarães, peça fundamental da equipe titular, tanto no ataque, quanto na defesa. E isso é valorizado por Eddie Howe, que quer um projeto voltado para o volante brasileiro.
Em coletiva, o técnico do Newcastle confessou que quer ficar com Bruno Guimarães “o máximo de tempo possível”, apesar dele chamar a atenção do mercado. O volante faz uma temporada espetacular, tanto que é o jogador dos Magpies com mais bolas recuperadas nesta Premier League (179), mais desarmes (67), mais faltas sofridas (86) e em acerto no drible (65%). Os dados são do SofaScore.
? Bruno Guimarães é o jogador com a maior Nota do Newcastle na Premier League 23/24. ???
⚔️29 jogos
⚽3 gols
?️5 assistências
?179 bolas recuperadas (1º do time!)
?67 desarmes (1º do time!)
?86 faltas sofridas (1º do time!)
?65% acerto no drible (!)
?Nota Sofascore 7.41 pic.twitter.com/4NkYiXEs3F— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) April 2, 2024
Além disso, nos 29 jogos disputados no campeonato, o brasileiro marcou três gols e deu cinco assistências. Não à toa, o PSG está interessado na contratação de Bruno Guimarães, que já atuou no futebol francês antes de chegar ao Newcastle, quando defendeu as cores do Lyon. Em meio a esse cenário, o treinador dos Magpies reconhece que segurar o volante não deve ser uma tarefa fácil:
“Deixe-me dizer a vocês, jogadores como Bruno (Guimarães) não estão em cada esquina. Eles são muito raros. Bruno deve ser apreciado por tudo que traz. Minha intenção seria manter Bruno no clube pelo maior tempo possível. Porém, nunca posso dar garantias. Isso seria absolutamente ingênuo da minha parte. Estamos no futebol há tempo suficiente para saber que você não sabe o que vai acontecer amanhã. Ele é parte integrante da equipe e joga muito bem”.
Futuro de Bruno Guimarães depende das ambições do Newcastle
Como o próprio Howe disse, o futuro de Bruno Guimarães depende das ambições do próprio Newcastle. Nesta temporada, os Magpies voltaram a jogar a Champions League, algo que não acontecia desde 2002/03. Entretanto, a equipe foi eliminada na fase de grupos, que continha Milan (atualmente nas quartas de final da Liga Europa), Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain (ambos garantidos nas quartas da Liga dos Campeões).
Por mais que Kylian Mbappé esteja de saída, os parisienses continuam sendo protagonistas na França e podem sonhar com a glória europeia. O Newcastle, por sua vez, está potencializado pelo investimento da Arábia Saudita, assim como o PSG recebe dinheiro do Catar. Entretanto, o projeto dos franceses está consolidado há mais de uma década, enquanto os Magpies estão no início dessa caminhada, que se iniciou em 2021.
"Players like Bruno are very, very rare…" ✨
Newcastle manager Eddie Howe admits he "can't make any guarantees" amid rumours linking Bruno Guimaraes to PSG ? pic.twitter.com/kQtKadFaqk
— Sky Sports Premier League (@SkySportsPL) April 5, 2024
O técnico do Newcastle entende que oferecer competitividade, um bom ambiente de trabalho e espaço para crescimento são formas de convencer Bruno Guimarães a ficar na Premier League. E esses aspectos não podem ficar limitados ao discurso, mas sim realizados com ações no dia a dia. Quem sabe assim, o volante, nome certo de Dorival Júnior na Seleção Brasileira, construa um legado nos Magpies.
Contudo, existe o fair play financeiro
Apesar da vontade de Eddie Howe em não vender Bruno Guimarães, existe o fair play financeiro. Como o Newcastle tem gastado demais em reforços nas últimas temporadas, a diretoria precisa ficar atenta para não violar as Regras de Lucro e Sustentabilidade da Premier League, que limita a dívida a £ 105 milhões (cerca de R$ 672,3 milhões) para cada clube em um período de três anos.
Para não arriscar ser punido pelo fair play financeiro, os Magpies podem ser ver obrigados a vender um de seus principais ativos para fazer caixa. O volante se encaixa nesse perfil. Além do brasileiro, o centroavante Alexander Isak, artilheiro do Newcastle da Premier League, está em alta no mercado, com o Arsenal entre os interessados. Portanto, não dá para cravar onde Bruno Guimarães irá jogar em 2024/25, apesar da vontade do treinador inglês.
? Newcastle United fear they might need to sell Bruno Guimarães to satisfy Premier League financial rules. PSG lead the chase, with Manchester United and Arsenal also keen.
(Source: Sun Sport) pic.twitter.com/1ffCTpO6SG
— Transfer News Live (@DeadlineDayLive) April 4, 2024