‘Não é inteligente o suficiente’: Guardiola critica jogador improvisado no City
Técnico defendeu mudança de posição nos Citizens ao avaliar capacidades cognitivas do atleta em função de origem

Após o empate sem gols com o Manchester United, Pep Guardiola justificou (outra) atuação ruim do Manchester City na temporada. Questionado sobre a improvisação constante de Matheus Nunes, o técnico espanhol deu uma resposta no mínimo curiosa.
Meia de origem, o luso-brasileiro tem sido escalado como lateral-direito nos Citizens ao longo de 2024/25. Em coletiva neste domingo (6), Guardiola alegou que a mudança de posição de Nunes tem a ver com sua falta de compostura na faixa central do gramado.
— Ele pode se tornar um bom lateral direito pelo porte físico. Acho que ele não é um jogador para jogar no meio porque não é inteligente o suficiente, em compostura.
Outro detalhe importante que ajuda a entender a insistência do técnico do Manchester City em colocar o meia de lateral é o calvário de lesões. Com o sistema defensivo tão desfalcado durante a temporada, o comandante espanhol tem apostado no jogador de 26 anos na nova função.
O lateral-direito Matheus Nunes

Criticado por parte da torcida dos Citizens, Matheus Nunes tem jogado na lateral-direita principalmente na Premier League. O meia luso-brasileiro tem impressionado Pep Guardiola nos últimos jogos graças a seu trabalho defensivo.
Nascido no Rio de Janeiro, o meia se mudou para Portugal quando tinha 13 anos com a mãe e o padrasto, que é do país luso. Por lá, iniciou nas categorias de base do Ericeirense, antes de passar por Estoril e Sporting — sendo esse último onde explodiu para o futebol.
Nunes pelo Manchester City nesta edição da Premier League
- Jogos: 21 — 14 como titular
- Assistências: 4
- Média de desarmes por jogos: 1,2
- Média de bolas recuperados por jogo: 2,4
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Guardiola se contradiz no Manchester City

Anos antes de criticar Nunes após a 31ª rodada da Premier League, o treinador espanhol chegou a dizer que o meia luso-brasileiro era “um dos melhores do mundo”, em fevereiro de 2022. À época, os Citizens golearam os Leões por 5 a 0, nas oitavas de final da Champions League.
Em agosto do mesmo ano, Matheus Nunes foi contratado pelo Wolverhampton em um negócio de 50 milhões de euros (cerca de R$ 262,2 milhões à época). Após uma ótima temporada de estreia, o meia foi comprado pelo Manchester City no início de 2023/24.
Para isso, os Citizens desembolsaram 60 milhões de libras (em torno de R$ 372 milhões até então) pelo luso-brasileiro. Txiki Begiristain, diretor de futebol do Manchester City, classificou a chegada de Nunes como uma ótima transferência.
— Ele possui qualidade real e trará uma nova dinâmica a esta equipe. É um jogador que consegue fazer passes que abrem as defesas, consegue vencer os jogadores e é excelente tecnicamente.
Semanas depois da estreia do meia luso-brasileiro, Guardiola foi lembrado pelos jornalistas ingleses sobre sua declaração no ano anterior. O técnico dos Citizens riu e admitiu que Matheus Nunes não estava entre os melhores do mundo:
— Talvez eu tenha exagerado um pouquinho… Ele não é (um dos melhores do mundo). Ele é um jogador muito bom, de verdade.
Pep Guardiola was asked about him calling Matheus Nunes one of the best players in the world 👀 pic.twitter.com/yFXWhreZw0
— ESPN UK (@ESPNUK) September 26, 2023