Inglaterra

14 jogos, 14 vitórias: o futuro do Manchester United é mais esperançoso com seu sub-18

Manchester United sub-18 faz início mágico na Premier League da categoria e reforça o peso da base do clube

Eliminado na fase de grupos da Champions League (lanterna em um grupo com Copenhagen e Galatasaray), 14 derrotas em 33 jogos em 2023/24 e queda na quarta rodada da Copa da Liga. O Manchester United vive uma temporada de pesadelo ao torcedor, mas, ao menos, vive sequência de três vitórias consecutivas, repetindo melhor marca até aqui, realizada também em outubro, o que mostra a dificuldade do time treinado por Erik Ten Hag em ser consistente. Se no profissional as coisas não estão boas, os jovens Red Devils do sub-18 voam na Premier League da categoria, reforçando a identificação histórica do clube com sua categoria de base.

Pela divisão Norte da competição, o United até 18 anos tem incríveis 100{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} de aproveitamento: 14 vitórias em 14 rodadas, com 42 pontos, quase o dobro dos rivais Manchester City (25) e Liverpool (24), também batidos na campanha perfeita até aqui. Os números impressionam, o título parece certo, mas não é algo que o Manchester quer para si, e sim desenvolver os atletas para atuarem no profissional, como disse Nick Cox, diretor da base do clube, ao jornal inglês The Guardian.

– Nosso objetivo não é vencer a liga, não é ganhar todas as copas, é desenvolver jogadores que vão jogar em nosso time principal. Há uma visão diferente sobre as posições e resultados da liga na academia, mas isso não é desconsiderado. É uma medida importante de como os grupos estão se desenvolvendo e do desempenho dos treinadores.

A academia do United é um exemplo de como se utilizar no profissional. São 86 anos consecutivos com ao menos um jogador formado na base do clube relacionado para um jogo do time principal. A vem a mente, claro, a histórica geração da década de 90 com David Beckham, Paul Scholes e os irmãos Neville, e hoje as crias de Trafford Training Centre são representadas por Kobbie Mainoo e Alejandro Garnacho, dupla que subiu ao profissional com apenas 16 anos e são responsáveis pela breve sequência de vitórias atual.

Mainoo e Garnacho: presente e futuro do Manchester United (Foto: Icon Sport)

– Nosso objetivo é apoiar cada jogador a atingir seu potencial máximo. Alguns jogadores não chegaram ao time titular. Nossos treinadores trabalharão duro para garantir que tenham uma carreira longe de nós. Mas, do ponto de vista do clube, a utopia é produzir jogadores que continuem e se destaquem em um time vencedor do United. – disse Cox.

Mainoo é um desses jogadores que chegam prontos para o profissional. O bom meio-campista estreou em fevereiro do ano passado e agora é titular ao lado de Casemiro. Eleito melhor jogador do time em janeiro, marcou dois gols nos últimos três jogos, incluindo um golaço que deu a vitória de 4 a 3 ao Manchester United contra o Wolverhaptom.

– Nunca é uma linha reta para o sucesso com jogadores jovens, há um caminho difícil pela frente. Para qualquer jovem jogador do Manchester United, é um verdadeiro desafio. Os sinais são de que Kobbie está enfrentando esse desafio, mas é importante que todos permaneçam com os pés no chão. A expectativa no Man United é que ganhemos, ganhemos de forma convincente e ganhemos regularmente. Os padrões são elevados. – finalizou o diretor da base.

O próximo garoto de Manchester que estrear com a camisa vermelha do time principal será o 250º atleta vindo da base a figurar na equipe principal, uma marca história para o clube que dá exemplo em como valorizar o que é cultivado em suas instalações. O último estreante foi o ponta Omari Forson, no último mês, em jogo contra o Wigan pela Copa da Inglaterra.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo