Manchester United entra na briga por joia sul-americana comparada a Estêvão e Gabriel Carvalho
Rúben Amorim aguarda com ansiedade a reabertura da janela de transferências para reforçar o Manchester United
Enquanto implementa sua filosofia de trabalho, Rúben Amorim aguarda com ansiedade a reabertura da janela de transferências para reforçar o Manchester United. E os Red Devils entraram na briga pela contratação de uma das maiores joias da América do Sul.
Segundo o “The Athletic”, os ingleses abriram conversas com o Cerro Porteño para consultar a disponibilidade de Diego León, lateral-esquerdo de 17 anos que fez sua estreia no futebol profissional em agosto deste ano.
Como o jogador ainda é menor de idade, ele só poderia se juntar ao Manchester United depois que completar 18 anos, em abril de 2025. Contudo, os Red Devils podem fechar acordo antes disso, a exemplo do que aconteceu com Endrick do Palmeiras para o Real Madrid.
Em novembro, o Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) colocou León entre as 10 maiores revelações do futebol mundial em 2024. O lateral paraguaio ficou ao lado de nomes como Gabriel Carvalho, do Internacional, e Estêvão, do Palmeiras.
A jovem promessa do Cerro Porteño é vista como uma solução a longo prazo do técnico português no Manchester United. Mesmo assim, Diego León impressionou Amorim por suas valências físicas, além da qualidade técnica — que o transformaram em titular da posição no futebol paraguaio.
Diego León pelo Cerro Porteño
- Jogos: 21
- Gols: 2
- Assistências: 0
- Minutos em campo: 1793 — 85 por partida
Manchester United precisa de reforços para lateral-esquerda
Rúben Amorim é adepto do esquema 3-4-3, sendo que os alas desempenham um papel importantíssimo em seu plano de jogo. E uma clara carência no elenco do Manchester United está na lateral esquerda.
Na teoria, o titular da posição é Luke Shaw. Entretanto, o inglês tem sofrido com diversas lesões nas últimas temporadas, o que interrompe qualquer tipo de sequência. Ele estreou em 2024/25 somente no final de novembro, já que estava se recuperando fisicamente.
Para piorar, o substituto imediato é Tyrell Malacia, que chegou a ficar 18 meses sem entrar em campo devido a uma grave lesão. O holandês ainda tenta retomar o ritmo de jogo e não tem condições de assumir a responsabilidade da função.
Quem tem desempenhado a função de lateral-esquerdo no Manchester United é Diogo Dalot, que atua pelo lado direito originalmente. Apesar distro, o português tem jogado improvisado — mesmo sendo destro.
Isso ajuda a explicar porque o técnico dos Red Devils deseja reforçar a posição. O português quer uma opção confiável para a lateral esquerda, e a joia do Cerro Porteño pode evoluir seu futebol no Manchester United.
Se os ingleses chegarem a um acordo com os paraguaios pelo lateral-esquerdo de 17 anos, ele só poderá desembarcar em Old Trafford em julho. Até lá, Amorim terá que se virar com o que tem à disposição no Manchester United.