Manchester United estabelece dois alvos principais para a janela de transferências
Sistema defensivo é o calcanhar de Aquiles do Manchester United, que mira nomes jovens e promissores para reforçar o setor
A temporada ainda não acabou, mas o Manchester United já sabe que fracassou mais uma vez. Eliminado na fase de grupos da Champions League, os Red Devils ocupam apenas a sexta colocação da Premier League, e muito provavelmente não disputarão a principal competição da Uefa em 2024/25. Muitas coisas precisam mudar no clube, e uma delas é o sistema defensivo. A equipe comandada por Erik Ten Hag sofreu 51 gols em 34 jogos no Inglês, e ciente da necessidade de reforços, a diretoria mira a contratação de dois zagueiros.
Segundo o jornal Manchester Evening News, o United observa atentamente Jarrad Branthwaite, do Everton, e Edmond Tapsoba, do Bayer Leverkusen. A diretoria planeja iniciar as tratativas nas próximas semanas, e fechar a transferência dos atletas. O United tem, atualmente, seis jogadores para o miolo de zaga — Lisandro Martínez, Raphaël Varane, Harry Maguire, Victor Lindelöf, Willy Kambwala e Jonny Evans — que, segundo os números, não estão dando conta do recado.
Por que Jarrad Branthwaite chamou atenção do Manchester United?
Nascido na cidade inglesa de Carlisle, perto da fronteira com a Escócia, o zagueiro Jarrad Branthwaite foi revelado pelo Carlisle United, clube da terceira divisão do futebol inglês. Na modesta equipe, disputou 14 partidas e marcou um gol. O Everton enxergou potencial no jovem defensor e o contratou na temporada 2019/20.
Branthwaite chegou aos Toffees inicialmente para fazer parte das categorias de base, mas sua desenvoltura, solidez e regularidade o alçaram ao time principal poucos meses após ingressar no novo clube. Antes de se destacar pelo time de Liverpool, o jovem zagueiro foi emprestado ao Blackburn Rovers, da Inglaterra, e ao PSV, da Holanda.
Canhoto e dono de 1,95 m de altura, Branthwaite, de 21 anos, costuma atuar no lado esquerdo da defesa. Excelente nas interceptações e no jogo aéreo, o zagueiro inglês é um dos principais nomes do Everton na atual temporada. Apesar da campanha irregular do clube na Premier League, o defensor tem conseguido mostrar seu potencial. Em março, foi convocado pela primeira vez para Seleção Inglesa.
Por que Edmond Tapsoba chamou atenção do Manchester United?
Natural de Uagadugu, capital e maior cidade de Burquina Fasso, Edmond Tapsoba defendeu Salitas FC e Union Sportive Ouagadougou, ambos de seu país, antes de iniciar trajetória no futebol europeu. Assinou com o Bayer Leverkusen em 2020, após se destacar pelo Vitória de Guimarães.
Peça importante do histórico Leverkusen comandado por Xabi Alonso, Tapsoba ajudou o clube a conquistar o inédito título da Bundesliga na atual temporada. O jogador de 25 anos é titular da equipe e costuma ser escalado no lado esquerdo da defesa, integrando um sistema de três zagueiros. Em 2023/24, disputou 39 partidas, marcou três gols e concedeu uma assistência.
Ten Hag fica?
Antes de reforçar seu elenco, o Manchester United terá de resolver a situação de Erik Ten Hag. Com contrato até junho de 2025, o técnico holandês está pressionado no cargo e parece cada vez mais próximo de deixar o clube. Sucessivos resultados negativos e desempenho abaixo do esperado da equipe dentro das quatro linhas o deixam nesta situação.
A gota d'água, ao que tudo indica, foi a constrangedora classificação do United na semifinal da Copa da Inglaterra. O time de Manchester vencia o modesto Coventry City por 3 a 0, mas conseguiu a proeza de sofrer o empate. Somente nos pênaltis, os Red Devils confirmaram a vaga na decisão. Além da família Glazer, o novo sócio, Jim Ratcliffe, esteve presente nas tribunas de Wembley, ao lado do diretor técnico Jason Wilcox. Ratfcliffe se mostrou insatisfeito com o mau momento da equipe, mas pediu paciência aos torcedores.
— Os fãs estão sem paciência, e eu simpatizo muito com este tipo de coisa. Mas é uma jornada longa, e eles gostando ou não, precisam ter um pouco mais de calma com as decisões — disse Ratcliffe.
Graham Potter, ex-Chelsea e Brighton, e Gareth Southgate, atual técnico da Seleção Inglesa, são nomes especulados pela imprensa britânica como possíveis candidatos ao posto de treinador do Manchester United.