Inglaterra

Ten Hag fica ou não? Eis a principal decisão do novo dono do United

Mesmo após eliminat Liverpool na Copa da Inglaterra, técnico holandês segue com o futuro em aberto em Old Trafford

Sob nova direção, o Manchester United passa por uma avaliação interna. Homem mais rico do Reino Unido e voz suprema do futebol dos Red Devils desde o início de 2024, Sir Jim Ratcliffe é adepto do famoso ditado “time is money” (tempo é dinheiro em português). Por isso, já iniciou o planejamento do clube para próxima temporada. Apesar da pressa, o novo dono do United adota cautela em um tema específico: a permanência (ou não) do técnico Erik Ten Hag.

Ratcliffe e Ten Hag parecem estar falando a mesma língua nos bastidores do Manchester United. Ao menos é o que transparecem para o público. Afinal, tanto o treinador quanto o magnata já trocaram elogios na imprensa mais de uma vez. Entretanto, a pergunta que fica na cabeça do torcedor dos Red Devils é: seria essa simpatia mútua o suficiente para segurar o técnico holandês no cargo em 2024/25?

Bom, a verdade é que (ainda) não temos uma resposta para tal questionamento. O que se sabe no momento é que Ten Hag está garantido no comando da equipe até (pelo menos) o final da atual temporada. O treinador de 54 anos chegou ao clássico contra o Liverpool, realizado no último domingo (17), muito pressionado. Após o United buscar uma virada insana, marcar o gol da vitória no último minuto do 2º tempo da prorrogação e garantir vaga na semifinal da Copa da Inglaterra, os ânimos em Old Trafford se acalmaram.

A vitória não só manteve os Red Devils vivos na corrida pelo único título possível de ser conquistado na temporada, bem como ‘convenceu' de vez Ratcliffe a manter Ten Hag (ao menos) até o fim de 2023/24. Segundo o “The Guardian”, entende-se que a avaliação do magnata britânico e de seu braço direito, Dave Brailsford, é que o técnico holandês merece concluir a atual temporada à frente da equipe. Dito isso, a dupla não tomará nenhuma decisão de longo prazo em relação ao futuro do comandante antes do término da Premier League e da Copa da Inglaterra.

Ten Hag tem contrato até 2025 e conversa com Ratcliffe sobre futuro do United

Apesar de não saber se fica ou não para 2024/25, Erik Ten Hag, como citado, goza de boa relação com Ratcliffe. Mais do que isso, o treinador holandês está envolvido nas discussões junto à alta cúpula do Manchester United sobre a montagem do elenco visando a próxima temporada, sobretudo no perfil de contratações que o clube pode buscar no mercado de transferências de verão.

Vale destacar que o contrato de Ten Hag com os Red Devils vai até junho de 2025. Todavia, isso não garante que o clube seguirá com ele após o término da atual temporada. Em síntese, esta será a maior e mais importante decisão a ser tomada por Jim Ratcliffe desde que o empresário comprou 25% do Manchester United e assumiu o controle do futebol da instituição. O magnata está ciente de que encontrar um substituto para o holandês, caso decida demiti-lo, é um desafio dos grandes.

A temporada do Manchester United até o momento

Com 47 pontos conquistados, o Manchester United ocupa a sexta colocação da Premier League. A campanha, até o momento, é bem decepcionante. Em 28 rodadas disputadas, os Red Devils venceram 15 jogos, empataram dois e perderam outros 11. São 39 gols marcados e 39 sofridos. No entanto, mais frustrante do que a campanha na competição nacional, foi o constrangedor desempenho da equipe de Ten Hag na Champions League.

Integrante do Grupo A, o United amargou a lanterna da chave, que ainda contava com Bayern de Munique, Copenhague e Galatasaray. Em seis partidas disputadas, o clube de Manchester obteve apenas uma vitória e amargou quatro derrotas. A pá de cal veio na última rodada, quando dentro do Old Trafford, o time alemão triunfou por 1 a 0 e eliminou os comandados de Ten Hag do torneio mais importante do futebol europeu.

Na Copa da Liga Inglesa, mais vexame. Também em Old Trafford, o United sofreu um 3 a 0 acachapante do Newcastle e deu adeus ao mata-mata nacional na fase de oitavas de final. Dito isso, só restou a Copa da Inglaterra. No dia 20 de abril, os Red Devils medem forças contra o Coventry City, da 2ª divisão inglesa, em Wembley. Quem vencer, avança à grande final para enfrentar Manchester City ou Chelsea.

Números de Ten Hag à frente do Manchester United (2022 – presente)

  • 102 jogos
  • 63 vitórias
  • 11 empates
  • 28 derrotas
  • 180 gols marcados
  • 131 gols sofridos
  • 1 título (Copa da Liga Inglesa 2022/23)

Próximos jogos do Manchester United

  • Brentford x Manchester United – Premier League – 30/03
  • Chelsea x Manchester United – Premier League – 04/04
  • Manchester United x Liverpool – Premier League – 07/04
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo