Volante da Seleção, jovem inglês e mais: as opções para substituir Rodri no City
Com grave lesão da engrenagem do time, Pep Guardiola terá dificuldades para repor e pode encontrar solução no mercado
O Manchester City terá que conviver provavelmente pelo resto da temporada sem seu principal jogador. E não é De Bruyne, Haaland ou Foden, e sim o volante Rodri, vítima de uma grave lesão no joelho no último final de semana.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
O impacto do meio-campista é gigante. É como uma engrenagem no esquema tático, capaz de sair de pressões, dar sempre apoio a um colega com a posse ou distribuir lançamentos. Também é um bom finalizador de fora da área, garantindo gols importantes ao logo da passagem na Inglaterra.
Para se ter uma ideia da importância de Rodrigo, desde que ele estreou, em 2019, os Citizens perderam apenas 10,9% dos jogos de Premier League em que esteve em campo. Quando o espanhol não esteve, o número sobe para 33,3%, mais que o triplo. Os dados são da Opta.
Métrica PELA PREMIER LEAGUE | COM RODRI | SEM RODRI |
---|---|---|
JOGOS | 174 | 21 |
VITÓRIAS | 129 | 13 |
EMPATES | 26 | 1 |
DERROTAS | 19 | 7 |
TAXA DE VITÓRIAS | 74.1% | 61.9% |
TAXA DE DERROTAS | 10.9% | 33.33% |
Uma das peças mais importantes do City, Rodri se machucou no jogo contra o Arsenal
Exames preliminares foram feitos e preocupam Pep Guardiola
trivela.com.br/inglaterra/r…
— Trivela (@trivela.com.br) September 23, 2024 at 2:47 PM
Então, como o azul de Manchester se manterá competitivo sem o volante? Bom, pelo menos até janeiro, terá que encontrar soluções no próprio elenco.
As prováveis escolhas para fazer o que Rodri fazia seriam Mateo Kovacic, İlkay Gündoğan, Matheus Nunes ou John Stones, mesmo que não seja o ideal para esses jogadores.
Já a partir de janeiro de 2025, a janela de transferências do inverno europeu se abre e pode ser o momento que Guardiola busque no mercado uma opção.
O jornal inglês BBC listou seis interessantes nomes, dentro da Inglaterra e fora, que podem ser essa solução para o City.
1. Zubimendi
Uma opção para buscar um substituto para Rodri é ir atrás do que fez a Espanha quando o volante esteve fora.
Na última final da Eurocopa, por exemplo, o jogador do Manchester City foi substituído por Martín Zubimendi no intervalo. O volante de 25 anos deu uma grande dinâmica e manteve o nível no meio-campo, terminando com o título europeu.
Após interesses de Bayern de Munique, Barcelona e Arsenal, o Liverpool se aproximou de contratar o espanhol da Real Sociedad na última janela de transferências, mas Zubimendi escolheu ficar no time do coração.
A ver se uma proposta vinda do time de Guardiola mudaria a posição do meio-campista em janeiro.
Para tirá-lo, o clube inglês precisará desembolsar pelo menos 51,5 milhões de libras, valor da multa noticiado pela imprensa espanhola nos últimos meses.
Números de Zubimendi, em média, na última La Liga:
- 31 jogos
- 42.5 passes certos (acerto de 86%) e 1.5 bolas longas (52%)
- 1.2 interceptações, 1.6 desarmes, 5.5 bolas recuperadas e 1.7 cortes
Fonte: SofaScore
2. Wharton
Nome mais novo da lista e uma grande promessa inglesa para os próximos anos, Adam Wharton precisou de apenas seis meses na elite do futebol inglês para atrair olhares dos gigantes do país.
O jovem do Crystal Palace foi contratado em janeiro após ascensão meteórica no Blackburn Rovers, da segunda divisão inglesa, e pode ser tanto primeiro volante como segundo — no momento, cumpre função parecida com a de Rodri.
Aos 20 anos, já soma convocações para seleção inglesa e foi especulado em Bayern e United.
O Transfermarkt o avalia em 30 milhões de euros, mas como é um talento inglês, normalmente inflacionado, e iria para um rival da liga, o valor pode ser muito mais alto que isso.
Números de Wharon, em média, na última Premier League:
- 16 jogos
- 28.5 passes certos (81%) e 1.8 bolas longas (57%)
- 1.3 interceptações, 3.0 desarmes, 4.8 bolas recuperadas e 1.5 cortes
3. Goretzka
Praticamente “encostado” desde que Vincent Kompany virou o técnico do Bayern, Leon Goretzka não tem futuro certo na Alemanha e seria uma opção mais acessível, mesmo que não tenha características muito próximas de Rodri.
Na verdade, o alemão está mais próximo de um segundo volante área a área, muito intenso e não tão passador como o do Manchester City.
Mesmo assim, a BBC o listou porque, segundo a plataforma de estatísticas Opta, é quem mais se aproxima do espanhol lesionado em aspectos ofensivos (na defesa, costuma ter dificuldades).
O mais próximo de Rodri neste levantamento da Opta é Declan Rice, que não sairá do Arsenal tão cedo.
Números de Goretzka, em média, na última Bundesliga:
- 30 jogos
- 51.6 passes certos (89%) e 2.1 bolas longas (60%)
- 1.0 interceptações, 1.4 desarmes, 5.7 bolas recuperadas e 1.4 cortes
4. Bruno Guimarães
Alvo do próprio City na última janela, o volante titular da seleção brasileira é uma grande opção e natural para o titular atual do time de Guardiola.
Só que o Newcastle, enxergando Bruno Guimarães como um “coração” do elenco de Eddie Howe, só o libera por 100 milhões de libras (cerca de R$ 730 milhões, na cotação atual), valor que o Manchester não aceitou pagar e é improvável mude de ideia agora.
Em futebol jogado, o ex-Athletico-PR e Lyon se aproxima de Rodri em alguns aspectos, especialmente na participação na saída de bola dos Magpies e na recuperação defensiva.
Números de Bruno Guimarães, em média, na última Premier League:
- 37 jogos
- 52 passes certos (85%) e 3.5 bolas longas (59%)
- 0.9 interceptações, 2.4 desarmes, 6.4 bolas recuperadas e 0.5 cortes
5. De Jong
Sempre alvo de especulação para sair do Barcelona por conta do alto salário e a crise financeira do clube, De Jong foi constantemente ligado ao Manchester United, mas até hoje não deu negócio.
O holandês é um volante completo, que despontou mais como um segundo homem, mas depois se desenvolveu defensivamente e até viveu momento de zagueiro na Catalunha.
Frankie possui qualidade, é inegável, mas problemas físicos são uma questão para qualquer clube que for contratá-lo. Inclusive, neste momento está fora desde abril por uma lesão no tornozelo.
Números de De Jong, em média, na última La Liga:
- 20 jogos
- 76.3 passes certos (93%) e 2.3 bolas longas (68%)
- 0.7 interceptações, 2.2 desarmes, 5.9 bolas recuperadas e 1.4 cortes
6. Lees-Melou
A BBC surpreendeu ao incluir o pouco conhecido Pierre Lees-Melou, volante de 31 anos que defende o Brest desde 2022.
O francês, com passagem pelo Norwich, foi um dos destaques do time que surpreendeu ao terminar em terceiro na última Ligue 1, se classificando para Champions League pela primeira vez, e terminou na seleção da competição.
Lees-Melou é bom com a bola no pé, mas seu aspecto defensivo é a grande especialidade, liderando entre os nomes da lista em cortes, interceptações e posses de bola vencidas.
O experiente meio-campista foi considerado pela Opta como o quarto mais parecido com Rodri.
Números de Lees-Melou, em média, na última Ligue 1:
- 29 jogos
- 48.8 passes certos (86%) e 6.6 bolas longas (57%)
- 1.5 interceptações, 3.3 desarmes, 9.3 bolas recuperadas e 2.0 cortes