Alemanha

Por que, mesmo ‘esnobado’ por Kompany, Goretzka ainda quer ficar no Bayern

Volante confia em fala de ex-presidente para dar a volta por cima após não ser relacionado no primeiro jogo da temporada

O Bayern de Munique vive uma nova transição após sua pior temporada em mais de uma década, sem nenhum título. Vincent Kompany assumiu para essa era e já faz suas primeiras alterações.

Joshua Kimmich, por exemplo, não seguirá como lateral-direito (como atuou com Tuchel em 2023/24) e já apareceu no meio-campo na abertura da temporada, vencendo o Ulm por 4 a 0 pela Copa da Alemanha na última sexta-feira (16).

Ao lado do alemão, deve jogar João Palhinha, contratado a peso de ouro junto ao Fulham, tendo Aleksandar Pavlovic e Konrad Laimer como possíveis reservas.

O fã mais atento percebeu que o ídolo bávaro Leon Goretzka não foi citado. O volante viveu péssimos anos no Bayern recentemente.

Somado a isso, Kompany nem o relacionou para a partida inaugural de 2024/25, dando indício de não contar com ele para temporada.

— Como clube, sempre queremos ser claros com os jogadores, essa é a realidade. Fazemos isso internamente, dentro da nossa família. Não precisamos dizer nada publicamente. — disse o técnico belga ao ser questionado sobre a ausência do atleta.

A fase do jogador e as falas de Kompany renderam muitas especulações na Alemanha nos últimos dias sobre o futuro na Allianz Arena. No entanto, a mais recente aponta para a persistência de Goretzka em ficar em Munique.

Goretzka confia em palavra de ex-presidente para ficar

Segundo a Sky Sports Alemanha, Goretzka quer ficar e confia no que disse o ex-presidente do clube Uli Hoeness, ainda com influência nos Bávaros, no último mês.

— No Bayern, não há situação em que você diga que Goretzka não terá outra chance. Uma nova era começa na pré-temporada. E se Leon estiver em ótima forma, isso não significa que ele não possa jogar por nós. Na vida, você sempre tem uma segunda chance. Isso também se aplica a ele no Bayern. Ele agora tem a chance de provar a si mesmo. Os últimos dois anos não foram bons. — disse Hoeness em 21 de julho.

O repórter Florian Plettengerg detalha que clubes da Major League Soccer gostariam de contar com o volante, mas jogar nos Estados Unidos “não o atrai”.

Se tiver algum burburinho de saída, Goretzka gostaria de jogar por Real Madrid, Barcelona ou Liverpool, times que o interessam, garante o jornalista.

Dirigentes não escondem dúvidas sobre futuro do volante no Bayern de Munique

A ausência de Leon nos relacionados rendeu questões também aos diretores do Bayern, que não fugiram das perguntas e soltaram respostas que mostram uma possível saída.

O presidente esportivo Max Eberl detalhou como a concorrência aumentou no meio-campo e que a gestão falou com Goretzka como as coisas poderiam ser difíceis.

— Falamos abertamente com os jogadores. Nós nos fortalecemos no meio-campo, Kimmich está retornando ao meio-campo. Os jogadores sabem quando sua situação pode ser difícil. Nós comunicamos isso claramente. As coisas foram esclarecidas internamente. — disse Eberl.

Mesmo discurso utilizado pelo diretor esportivo Christoph Freund, que revelou que ainda não há propostas, mas há times interessados porque é um jogador “muito bom”.

— Leon está no Bayern há muito, muito tempo. Ele teve muito sucesso e é um ótimo jogador. Nós conversamos com ele e deixamos claro que há muita competição em sua posição. Estamos muito bem equipados lá. Leon sabe disso. E é por isso que a situação está assim no momento, e por que ele não está no elenco [contra o Ulm]. — disse, emendando:

— Não no momento [não houve nenhuma oferta]. Mas é claro que há algumas partes interessadas em Leon Goretzka porque ele é simplesmente um jogador muito, muito bom. — finalizou.

O volante esteve em campo nesta terça-feira (20) em amistoso dos Bávaros. Atuou improvisado como zagueiro na vitória de 4 a 0, enquanto Palhinha e Laimer foram os volantes, substituídos por Kimmich e Pavlovic no 2º tempo.

— Leon é um grande jogador e jogou bem hoje. Se ele ficar, será um membro pleno do nosso elenco. — elogiou Eberl.

No próximo domingo (25), o time de Kompany estreia pela Bundesliga contra o Wolfsburg, fora de casa.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo