Alemanha

Kompany dá primeiro indício de como vai recuperar a grandeza do Bayern de Munique

Ex-técnico do Burnley, Kompany explicou o que pretende fazer no Bayern de Munique em sua primeira entrevista

Nesta quarta-feira (29), o Bayern de Munique anunciou Vincent Kompany como seu mais novo técnico para a próxima temporada. O belga chega para substituir Thomas Tuchel, que já tinha um acordo para deixar o cargo no final de 2023/24.

Os Bávaros assinaram com Kompany até junho de 2027 após várias tentativas sem sucesso com outros treinadores. Xabi Alonso, Julian Nagelsmann, Ralf Rangnick, Oliver Glasner e Roger Schmidt foram procurados pela diretoria, mas negaram o convite.

Antes de fechar com o Bayern, o técnico belga estava no Burnley e acabou rebaixado na Premier League, na 19ª posição, com 24 pontos. Ao todo, Vincent Kompany teve cinco vitórias, nove empates e 24 derrotas no campeonato.

Aos 38 anos, o treinador é uma tremenda aposta dos Bávaros, que acabam de encerrar uma temporada sem títulos – algo que não acontecia há 12 anos. Portanto, Kompany também chega com a missão de recuperar a grandeza do Bayern de Munique.

Multicampeão nos tempos de zagueiro, o belga chama a atenção por ainda ter um currículo pequeno comparado à dimensão dos Bávaros. Entretanto, Vincent Kompany já deixou bem claro o que pretende fazer para deixar sua marca no Bayern:

– Estou ansioso pelo desafio no Bayern. É uma grande honra poder trabalhar para esse clube, uma instituição internacional do futebol. Como treinador, você precisa defender quem você é como pessoa: adoro ter a bola, ser criativo, e também temos que ser agressivos e corajosos em campo. Estou ansioso pelas coisas mais básicas: trabalhar com os jogadores, formar uma equipe. Quando a base está estabelecida, o sucesso vem -, disse Kompany em sua primeira entrevista no Bayern de Munique.

Como Kompany pode fazer a diferença no Bayern de Munique?

Kompany começou sua trajetória como técnico em 2020 no Anderlecht, seu clube do coração. Em dois anos, o belga fez um trabalho de respeito e chamou a atenção do Burnley, que estava na Championship e voltar à Premier League.

E logo em sua primeira temporada nos Clarets, Vincent Kompany não só conquistou o acesso, como também foi campeão da segunda divisão inglesa. Só que o que realmente chamou a atenção do Bayern de Munique foi o futebol praticado.

Foto: (IconSport) - Vincent Kompany se destacou no Burnley antes de chegar ao Bayern de Munique
Foto: (IconSport) – Vincent Kompany se destacou no Burnley antes de chegar ao Bayern de Munique

O treinador belga é adepto do estilo ofensivo, com muita posse de bola. Quando perde a posse, Kompany ordena seus jogadores a realizarem uma pressão na defesa adversária, cujo objetivo é recuperar a bola o mais rápido possível.

Essas características fazem parte do DNA dos Bávaros. Além disso, o belga é adepto do 4-2-3-1, um esquema tático que vem sendo utilizado pelo Bayern há pelo menos uma década. Por fim, o técnico também é fluente em alemão, o que facilita a comunicação.

Vincent Kompany é um dos discípulos de Pep Guardiola, que também marcou época nos Bávaros. Apesar da pouca idade, o treinador belga tem uma filosofia bem definida e que se encaixa ao perfil do Bayern de Munique, que pode voltar a ser protagonista.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo