Inglaterra

Ex-auxiliar de Guardiola deve ser anunciado como o novo técnico do Chelsea

Atual técnico do Leicester, Enzo Maresca depende somente de um acerto entre clubes para ser oficializado como o novo treinador do Chelsea

Desde que chegou ao Manchester City em 2016, Pep Guardiola vem deixando um legado além do próprio clube em que trabalha. Mais do que as seis edições da Premier League conquistadas e da Champions League do ano passado, o técnico dos Citizens também vêm inspirando clubes ingleses a contratarem treinadores que veem no espanhol uma influência direta.

Mikel Arteta deixou de ser auxiliar dele em 2019 para assumir o comando do Arsenal. E na próxima temporada, outra potência inglesa tem chances cada vez maiores de contratar um técnico que já trabalhou ao lado de Guardiola. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, especializado no mercado de transferências, Enzo Maresca é o nome favorito para assumir o Chelsea em 2024/2025.

Acordo cada vez mais próximo

Segundo o jornalista italiano, o treinador deve acertar um contrato de dois anos com opção de renovação por mais um. Com o ‘sim’ de Maresca já garantido, o próximo passo da negociação é convencer o Leicester, clube pelo qual o técnico vem trabalhando há um ano, aceite liberá-lo. Sua multa rescisória custa em torno de 10 milhões de euros.

No último domingo (26), a emissora Sky Sport já havia revelado que esperando um possível acordo com os Blues, Maresca inclusive já havia recusado uma proposta para ser o novo treinador do Sevilla. O italiano era uma das principais opções do clube, que também pensava em Roberto De Zerbi, Thomas Frank e Kieran McKenna.

Quem é Enzo Maresca?

Volante com qualidade para sair jogando e de passagens por clubes como Juventus, Fiorentina, Sevilla e Malaga, Maresca passou a atuar na beira dos gramados pouco após pendurar as chuteiras, em 2017.

Ele começou como auxiliar técnico do Ascoli, e em 2020 assumiu o comando do time sub-23 do Manchester City. Um ano depois, Maresca se tornou treinador do Parma, mas sua primeira passagem como técnico de um time profissional durou apenas 6 meses, em que ele foi demitido por não conduzir a tradicional equipe italiana rumo à Serie A.

Em junho de 2022, Guardiola o chamou para ser um de seus assistentes, e Maresca ajudou o técnico espanhol na condução da temporada mais brilhante da história do clube. Em 2022/2023, o Manchester City foi campeão pela primeira vez da Champions League, e conquistou também a Premier League e a Copa da Inglaterra.

Logo após, o italiano aceitou a proposta para comandar o Leicester City, então rebaixado à Championship. Sob o seu comando, os Foxes foram campeões da segunda divisão inglesa, com o segundo melhor ataque e a melhor defesa da competição.

Essa será a primeira vez que Maresca, ainda com 44 anos, dirigirá um time profissional na primeira divisão. Um desafio e tanto para um técnico promissor, que terá de conduzir um elenco caro e jovem, caso a negociação seja concretizada.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo