Inglaterra

Chelsea chega a quatro nomes em lista final de novo técnico para a próxima temporada

Roberto De Zerbi, Enzo Maresca, Thomas Frank e Kieran McKenna estão na mira do Chelsea para substituir Mauricio Pochettino

Uma semana após optar pela saída de Mauricio Pochettino, o Chelsea está cada vez mais próximo de acertar a contratação de um novo treinador para as próximas temporadas. Segundo a emissora britânica Sky Sport, quatro nomes estão na lista final, e um deles deverá assumir o comando dos Blues já a partir de 2024/2025.

De acordo com o canal, Roberto De Zerbi, Enzo Maresca, Thomas Frank e Kieran McKenna foram os eleitos pela diretoria do clube londrino. Dois fatores foram importantes para a eleição dos quatro nomes. O clube espera que o novo comandante seja dinâmico e adepto do futebol ofensivo, e esteja alinhado com as ideias da diretoria. Outro fator importante é a experiência no alto nível do futebol inglês. Cogitado em outrora, Xavi Hernández, de saída do Barcelona, foi descartado pelo Chelsea.

De Zerbi é o único sem trabalho

Dentre as quatro opções, o único que não comanda um clube no momento é Roberto De Zerbi. Depois de brilhar na temporada passada, quando assumiu o Brighton, que o contratou após vender Graham Potter para o próprio Chelsea, a atual temporada não foi tão boa assim.

Nem mesmo a 11ª colocação na Premier League deixaram os diretores do Chelsea ressabiados. Porém, o contrato válido até 2025 segue em voga. Mas se antes a multa rescisória era de 15 milhões de euros, será menor o valor que o Chelsea pagaria, caso optasse pelo técnico, que também teve boas passagens por Sassuolo e Shakhtar Donetsk.

Maresca espera decisão dos Blues

Outro italiano na mira dos Blues é Enzo Maresca. Também adepto de um futebol ofensivo, o treinador conduziu o Leicester ao título da Championship desta temporada, e consequentemente ao acesso à Premier League de 2024/2025. Segundo a Sky Sport, Maresca, inclusive, recusou uma proposta do Sevilla esperando uma oferta do Chelsea. Caso opte pelo técnico, que recentemente foi auxiliar de Guardiola no Manchester City, os Blues terão de pagar 10 milhões de euros aos Foxes.

Técnico do Ipswich é alvo do United

Maresca não é o único nome que fez um brilhante trabalho na segunda divisão inglesa a chamar a atenção do Chelsea. Kieran McKenna assumiu o Ipswich na terceira divisão, e após o acesso à Championship, seu time foi vice-campeão e voltou para a Premier League depois de mais de 20 anos. Porém, os Blues poderão ter um adversário à altura. Ex-auxiliar técnico de José Mourinho, Ole Gunnar Solskjær e Ralf Rangnick no Manchester United, o técnico de 38 anos está na mira da diretoria dos Red Devils, inclusive já sendo consultado, para ser o treinador do time mancuniano na próxima temporada.

Consistência joga a favor de Frank

Dentre os selecionados, Thomas Frank é o menos famoso, mas o que tem mais experiência como técnico na elite do futebol inglês. O dinamarquês assumiu o comando do Brentford em 2018, e levou o seu time à Premier League em 2021. Desde então, ele vem mantendo campanhas seguras da equipe na elite, e que a cada ano faz campanhas melhores, mesmo perdendo destaques. Antes de virar alvo do Chelsea, Frank inclusive chamou a atenção de dirigentes do Bayern de Munique, que optaram pela contratação de Vincent Kompany.

 

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo