Inglaterra

Jovem meia do City que se disse ‘similar’ a De Bruyne vira alvo de Bayern e Ajax

Ciente do assédio, clube de Manchester busca estender contrato da promessa

Dono de uma das melhores categorias de base da Europa, o Manchester City tem de lidar com o assédio de outros clubes em cima de suas jovens promessas. Neste mês, por exemplo, o meio-campista Divine Mukasa despertou o interesse de dois gigantes. Segundo Fabrizio Romano, jornalista especializado em transferências do futebol, Bayern de Munique e Ajax enviaram olheiros para acompanhar a joia de 17 anos.

Ciente do movimento feito pelos alemães e holandeses, a diretoria dos Citizens já se movimenta nos bastidores para manter Mukasa no plantel. Por entender se tratar de um jogador especial, com futuro promissor pela frente, a intenção do clube de Manchester é estender seu contrato por muitos anos.

Com longa passagem pela base do West Ham (2013–2023), Mukasa chegou ao City em 2023. Nascido em Londres, o meia é filho de mãe lituana e pai ugandense, e, por isso, pode representar as seleções da LituâniaUganda Inglaterra. Sua escolha, ao menos até o momento, foi defender os Três Leões — acumula jogos pela seleção inglesa sub-16, sub-17 e sub-18.

Destaque na base do City, Mukasa marcou dois gols para o time sub-18 do clube na semana passada, durante a vitória por 3 a 0 sobre o Wolverhampton. Seus números na atual temporada impressionam: são 17 gols e 25 assistências em 35 aparições, em competições como a Premier League Sub-18 e a FA Youth Cup (Copa da Inglaterra da categoria). Mesmo diante do assédio, a alta cúpula do City espera que o jovem fique e lute por seu lugar no time principal em um futuro próximo.

Manchester City v Leeds United – FA Youth Cup – Final – Etihad Stadium Manchester City s Divine Mukasa during the FA You
Divine Mukasa em ação pelo Manchester City (Foto: Imago)

Fã de De Bruyne, Mukasa “se comparou” ao belga

Considerado um dos maiores jogadores da história do Manchester City, Kevin De Bruyne é inspiração para muitos jovens que estão começando no futebol. Afinal, tomar a decisão ousada de deixar o Chelsea, fazer seu nome no Wolfsburg e retornar à Premier League para dominar o torneio de uma forma que somente lendas como Thierry Henry, Cristiano Ronaldo, Mohamed Salah e Eden Hazard conseguiram, não é para qualquer jogador.

Divine Mukasa é um exemplo claro de fã do belga. Em entrevista ao periódico britânico “Manchester Evening News”, o jovem nomeou De Bruyne e Zinedine Zidane como seus ídolos, e afirmou que tem um estilo de jogo semelhante ao do camisa 17 do City.

(De Bruyne) é similar em termos de sempre procurar criar e marcar gols. Das vezes que treinei com eles (elenco principal do Manchester City), tentei aprender o máximo que pude da maneira como ele se comporta. Ele dá tudo de si todos os dias — disse, antes de agradecer pela oportunidade de treinar ao lado do ídolo e demais jogadores do City.

Ele (De Bruyne) é uma boa pessoa para se admirar. É um privilégio realmente (treinar com o time principal). Eles são o melhor time do mundo com os melhores jogadores do mundo, sou muito grato por estar perto deles. Tudo o que fazemos na academia é baseado no primeiro time, é assim que você constrói um caminho para os jogadores e garante que, se tivermos a chance de subir lá, estaremos prontos.

O contato de Mukasa com De Bruyne no dia a dia de treinos, entretanto, está perto de acabar. Isso porque, na última sexta-feira (4), o meia belga anunciou que deixará o Manchester City após o fim de seu contrato, em junho deste ano. No clube inglês desde agosto de 2015, o jogador de 33 anos conquistou seis títulos de Premier League, duas Copas da Inglaterra, cinco Copas da Liga Inglesa e duas Supercopas da Inglaterra, além da Champions League 2022/2023.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo