Jovem meia do City que se disse ‘similar’ a De Bruyne vira alvo de Bayern e Ajax
Ciente do assédio, clube de Manchester busca estender contrato da promessa

Dono de uma das melhores categorias de base da Europa, o Manchester City tem de lidar com o assédio de outros clubes em cima de suas jovens promessas. Neste mês, por exemplo, o meio-campista Divine Mukasa despertou o interesse de dois gigantes. Segundo Fabrizio Romano, jornalista especializado em transferências do futebol, Bayern de Munique e Ajax enviaram olheiros para acompanhar a joia de 17 anos.
Ciente do movimento feito pelos alemães e holandeses, a diretoria dos Citizens já se movimenta nos bastidores para manter Mukasa no plantel. Por entender se tratar de um jogador especial, com futuro promissor pela frente, a intenção do clube de Manchester é estender seu contrato por muitos anos.
Com longa passagem pela base do West Ham (2013–2023), Mukasa chegou ao City em 2023. Nascido em Londres, o meia é filho de mãe lituana e pai ugandense, e, por isso, pode representar as seleções da Lituânia, Uganda e Inglaterra. Sua escolha, ao menos até o momento, foi defender os Três Leões — acumula jogos pela seleção inglesa sub-16, sub-17 e sub-18.
Destaque na base do City, Mukasa marcou dois gols para o time sub-18 do clube na semana passada, durante a vitória por 3 a 0 sobre o Wolverhampton. Seus números na atual temporada impressionam: são 17 gols e 25 assistências em 35 aparições, em competições como a Premier League Sub-18 e a FA Youth Cup (Copa da Inglaterra da categoria). Mesmo diante do assédio, a alta cúpula do City espera que o jovem fique e lute por seu lugar no time principal em um futuro próximo.

Fã de De Bruyne, Mukasa “se comparou” ao belga
Considerado um dos maiores jogadores da história do Manchester City, Kevin De Bruyne é inspiração para muitos jovens que estão começando no futebol. Afinal, tomar a decisão ousada de deixar o Chelsea, fazer seu nome no Wolfsburg e retornar à Premier League para dominar o torneio de uma forma que somente lendas como Thierry Henry, Cristiano Ronaldo, Mohamed Salah e Eden Hazard conseguiram, não é para qualquer jogador.
Divine Mukasa é um exemplo claro de fã do belga. Em entrevista ao periódico britânico “Manchester Evening News”, o jovem nomeou De Bruyne e Zinedine Zidane como seus ídolos, e afirmou que tem um estilo de jogo semelhante ao do camisa 17 do City.
— (De Bruyne) é similar em termos de sempre procurar criar e marcar gols. Das vezes que treinei com eles (elenco principal do Manchester City), tentei aprender o máximo que pude da maneira como ele se comporta. Ele dá tudo de si todos os dias — disse, antes de agradecer pela oportunidade de treinar ao lado do ídolo e demais jogadores do City.
— Ele (De Bruyne) é uma boa pessoa para se admirar. É um privilégio realmente (treinar com o time principal). Eles são o melhor time do mundo com os melhores jogadores do mundo, sou muito grato por estar perto deles. Tudo o que fazemos na academia é baseado no primeiro time, é assim que você constrói um caminho para os jogadores e garante que, se tivermos a chance de subir lá, estaremos prontos.
O contato de Mukasa com De Bruyne no dia a dia de treinos, entretanto, está perto de acabar. Isso porque, na última sexta-feira (4), o meia belga anunciou que deixará o Manchester City após o fim de seu contrato, em junho deste ano. No clube inglês desde agosto de 2015, o jogador de 33 anos conquistou seis títulos de Premier League, duas Copas da Inglaterra, cinco Copas da Liga Inglesa e duas Supercopas da Inglaterra, além da Champions League 2022/2023.