Mais que um técnico, Bilic é um apaixonado por futebol, como você e eu
Qual a receita para um técnico cair nas graças de uma torcida? Resultados, declarações marcantes e vibração dentro de campo? Slaven Bilic, do West Ham, reúne tudo isso e, em poucos meses, já está conquistando o coração do torcedor dos Hammers. Desta vez, com uma declaração de amor ao futebol em si.
VEJA TAMBÉM: Bilic defende ingressos mais baratos: “Futebol não pode ser um privilégio”
Em entrevista após o empate em 2 a 2 com o Sunderland, Bilic abriu o coração e falou de sua relação com o futebol. “Amo meu trabalho, amo tudo nele. Amo os treinos, amo as chuteiras, amo o cheiro de grama, tudo isso. Amo trabalhar com um time que está evoluindo, amo os dias de jogo, amo tudo sobre futebol. É o melhor esporte de longe”, falou o croata.
Antes de assumir o West Ham, Bilic treinava o Besiktas. Apesar de não ter vencido títulos nas duas temporadas que passou na Turquia e de ser questionado por alguns torcedores, a reação mais comum da torcida em relação ao croata era de adoração. Seu jeito emotivo e sua entrega à beira do campo cativaram os turcos, que fizeram uma grande festa de agradecimento a Bilic quando o treinador deixou a Turquia. Dezenas de fanáticos pelo Besiktas foram até o aeroporto de Istambul com camisetas personalizadas, faixas e muita cantoria para desejar sorte ao técnico em sua próxima empreitada.

O novo desafio de Bilic já começou muito bem. Apesar do início claudicante nas partidas em casa, justamente na temporada em que o West Ham se despede do Upton Park, com duas derrotas e apenas uma vitória em quatro jogos, o desempenho como visitante é impressionante, já registrando vitórias contra Arsenal, Manchester City e Liverpool. O sexto lugar na Premier League também não é nada mal.
Conta a favor também de Bilic na construção da imagem de sua relação com o futebol sua trajetória como jogador. Em 1998, a duas semanas da Copa do Mundo, o croata fraturou parcialmente o quadril, e todos os médicos que o avaliaram recomendavam que o zagueiro não fosse para a França disputar o Mundial. Ainda assim, Bilic sacrificou-se pela oportunidade de defender seu país no torneio e, com a ajuda de analgésicos, superou como pôde as dores para ser um dos destaques de uma equipe que surpreendeu e ficou com o terceiro lugar da Copa.
Como se todo o carisma que conquistou dentro do futebol não fosse suficiente, Bilic ainda se aventurou fora dos gramados na música. Apaixonado por rock, o croata é guitarrista da banda Rawbau, que teve como maior sucesso “Vatreno ludilo”, uma canção criada para empurrar a seleção croata na Eurocopa de 2008.
Prestes a se mudar para o Estádio Olímpico de Londres e se preparando para uma mudança de patamar calcada na nova casa, o West Ham parece ter encontrado o técnico ideal para conduzir o time no período de transição. Se conseguir uma boa campanha na Premier League, talvez levando o time a uma competição europeia na próxima temporada, Bilic terá conquistado muito crédito com o torcedor. Pelo menos fora dos limites das quatro linhas, tem feito tudo certo.



