Maior acionista do West Ham confirma provável venda de Rice: “Prometemos que ele poderia sair”
Levantar a taça da Conference League parece ter sido o último ato de Declan Rice pelos Hammers
Declan Rice levantou o troféu da Conference League na última quarta-feira. O primeiro título europeu do West Ham desde 1965. E talvez tenha sido o seu último ato pelo clube londrino, segundo o presidente dos Hammers, David Sullivan. Em entrevista ao Talk Sport nesta quinta-feira, o dirigente afirmou que não conseguirá mais segurar o jogador de 24 anos, que há algumas temporadas é um dos mais cobiçados pelos clubes mais ricos da Premier League.
Os motivos são fáceis de entender. Primeiro, Rice é um excelente jogador. Alto, forte, com capacidade técnica, chegada na área e capaz de se impor no meio-campo. Aos 24 anos, possui uma experiência inestimável de 204 jogos de Premier League e não exigirá muito tempo de adaptação. Ainda conta como um atleta formado no país para os participantes das competições europeias. O West Ham, entre os 15 clubes mais ricos do mundo, nunca sentiu a necessidade de vendê-lo e sempre fez jogo duro.
Mas parece que chegou a hora. “Eu acho que tem que ser (o último jogo de Rice). Nós o prometemos que ele poderia ir embora. Ele decidiu ir. Você não pode querer um homem que se comprometeu mais conosco nesta temporada. No momento certo, ele tem que ir e vamos trazer uma reposição, ou várias reposições. Não é algo que queríamos que acontecesse. Nós o oferecemos £ 200 mil por semana, 18 meses atrás. Ele recusou”, afirmou Sullivan, que comprou os Hammers em 2010, em parceria com o sócio David Gold, que morreu no começo deste ano, e é o principal acionista do clube no momento.
Sullivan afirma que Rice deixou de ganhar £ 10 milhões em salários por permanecer tanto tempo no West Ham. “E quer ir embora. Você não pode manter um jogador que não quer ficar aqui”, disse. Rice atrai o interesse principalmente do Arsenal, embora também esteja especulado em Manchester United e Bayern de Munique. Depois da final, vencida por 2 a 1 sobre a Fiorentina, ele driblou perguntas sobre seu futuro.
“Há muito especulação. Há interesse de outros clubes, certamente. Em última instância, eu ainda tenho dois anos de contrato. Eu amo este clube, amo jogar por este clube. Ainda não houve nada, então meu foco é jogar pelo West Ham, aproveitar esta noite e então veremos o que acontece”, afirmou.
Rice chegou adolescente às categorias de base do West Ham e nunca defendeu outro clube, mas fez 41 jogos pela seleção inglesa – além de três pela Irlanda, pela qual também atuou nas categorias inferiores, antes de decidir se comprometer com a Inglaterra. Capitão, ao erguer a Conference League repetiu o gesto de Bobby Moore, que havia levantado a última taça europeia dos Hammers, a Recopa Europeia de 1964/65.