Inglaterra

Rumores sobre Éderson e Liverpool crescem, e ex-Corinthians é chamado de ‘reforço perfeito’

Clube inglês tenta reconstruir setor de meio-campo após perdas importantes na última temporada

Ederson, ex-meio-campista de Corinthians e destaque da Atalanta na última temporada, é um dos principais alvos do Liverpool para a próxima janela de transferências.

O jogador brasileiro é especulado em Anfield Road há um tempo. Nesta quinta-feira (7), surgiram boatos de que o volante teria fechado com a equipe inglesa, mas que foram prontamente desmentidos pela imprensa especializada — como o site “Liverpool Echo”.

O volante também quase foi para o Newcastle durante a última janela de janeiro, conforme foi divulgado pela PL Brasil.

De qualquer forma, não seria nenhum absurdo imaginar que o clube inglês fará uma investida pela contratação de Ederson, uma vez que o brasileiro poderia acrescentar muito ao meio-campo dos Reds na próxima temporada.

Após perder Fabinho, Henderson, Milner e Keita, o Liverpool passou por uma fase de reconstrução do seu setor criativo com as vindas de Endo, Mac Allister e Szoboszlai.

Com a chegada de Ederson, o time inglês ganha em segurança defensiva, em qualidade e dinamismo na saída de jogo, já que o brasileiro tem ótima visão e é um atleta muito intenso.

Ederson
Ederson é um sonho antigo do Liverpool, e pode chegar nesta temporada. Foto: Icon Sport

Versatilidade é uma das principais características de Éderson

Arne Slot, novo treinador do clube, deve trabalhar o Liverpool em um sistema de jogo similar ao de Klopp. Sendo assim, espera-se que o time inglês seja agressivo na marcação sem bola, pressionando a todo momento pela recuperação da posse.

Éderson na temporada 2023/24

  • 53 jogos – 47 como titular
  • 7 gols
  • 1 assistência
  • 2,7 passes longos certos por jogo – 2º do time
  • 1,5 desarmes certos por jogo – 2º do time
  • Dados: Fotmob

Neste cenário, Éderson é o reforço perfeito ao time de Anfield Road, não só pela capacidade de recuperação de bolas do jogador, mas pela imposição física do atleta em campo.

Com média de dois desarmes por jogo, e cinco recuperações de bola por partida nesta temporada, Éderson é o tipo de meio-campista ideal para o sistema que o novo técnico do Liverpool planeja implementar.

Éderson
Mapa de calor de Éderson mostra intensidade do atleta na temporada. Foto: Sofascore

Além do poder de marcação, o brasileiro tem qualidade para chegar ao ataque e pode fazer mais de uma função no meio-campo. Pode ser um volante mais marcador ou um meia criativo.

Ele foi um dos destaques da temporada da Atalanta, campeã da Europa League e quarta colocada na Serie A italiana. O volante também foi convocado por Dorival Júnior para a disputa da Copa América com a seleção brasileira.

A Atalanta aguarda por uma proposta oficial pelo jogador, que já demonstrou interesse em trocar o futebol italiano pela Premier League.

Segundo informações do portal Sports Zone, o Liverpool poderá desembolsar algo em torno de 45 milhões de euros (aproximadamente R$ 257 milhões de reais), pela aquisição do jogador.

Éderson jogou no Corinthians em 2020 (Foto: IMAGO / Fotoarena)
Éderson jogou no Corinthians em 2020 (Foto: IMAGO / Fotoarena)

Éderson jogou no Corinthians

Apesar de não ser muito conhecido do público brasileiro, Éderson teve passagens por alguns dos maiores clubes do país.

Ele começou a carreira no Desportivo Brasil, do interior de São Paulo, e passou por Cruzeiro, Corinthians e Fortaleza.

Do Tricolor foi negociado com a Salernitana por 6,5 milhões de euros, em 2021. Uma temporada depois, foi contratado pela Atalanta por 21,5 milhões de euros.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo