Kane quer jogar até perto dos 40 e espera corrigir derrota da Euro 2020 em 2028
De olho na Eurocopa que sua Inglaterra vai sediar, Kane quer chegar em forma aos 40 e redimir derrota que ainda dói
A Euro 2020 não foi oficialmente sediada pela Inglaterra, mas meio que foi. Wembley foi o palco mais utilizado na competição em múltiplos países. Recebeu a final, na qual a seleção da casa perdeu da Itália nos pênaltis, uma derrota dura que Harry Kane espera retificar na edição de 2028, marcada para o Reino Unido e para a Irlanda. Para fazer isso, terá que cumprir o seu plano de continuar jogando em alto nível até perto dos seus 40 anos.
O capitão e maior artilheiro da Inglaterra espera que ainda seja uma engrenagem importante da seleção na Eurocopa de 2028, quando teria quase 35 anos, e tira inspiração em outros grandes jogadores da sua geração para acreditar que é possível. Confia até que pode melhorar daqui para a frente, juntando a ciência esportiva moderna com a maturidade de um homem experiente.
– A percepção no esporte ou no futebol é que você chega aos 30 anos e as pessoas acham que é o fim. Mas eu estou olhando para isso quase como se fosse a segunda metade da minha carreira agora. Eu joguei pelos titulares do Tottenham com 20 ou 21 anos, então eu tive nove ou 10 anos no nível mais alto e espero ter mais oito ou nove anos. Com recuperação, ciência esportiva e o jeito como o jogo tem sido adaptado, permite que jogadores atuem por mais tempo. Temos um pouco mais de informação do que os jogadores do passado tinham – disse.
– Isso me faz acreditar que é possível jogar até o fim dos seus 30 anos. Eu cheguei a um estágio nos últimos dois anos mais ou menos em que todas as peças estão se juntando, ter experiência, conhecer seu corpo, saber como você quer jogar, jogar em partidas de alta pressão. Quando você vê jogadores de alto nível, Cristiano Ronaldo, Messi, Lewandowski, Ibrahimovic, eles quase melhoraram quando chegaram aos 30. Talvez tudo esteja mais organizado na sua vida pessoal, família, filhos. Você está confortável com seu corpo e confortável mentalmente, em que lugar está, e isso permite que você foque em futebol – completou.
Chance de corrigir a Euro 2020
O time masculino da Inglaterra fez a final de uma grande competição internacional pela primeira vez desde a Copa do Mundo de 1966 na Euro 2020, disputada em 2021 por causa da pandemia, e o novo atacante do Bayern de Munique não minimizou o impacto de ter disputado seis dos sete jogos diante dos seus torcedores. Espera que isso aconteça novamente em 2028 – de preferência com o título dessa vez.
– Estivemos tão perto de fazer algo realmente mágico na última Euro. O futebol é assim. Não terminou do jeito que queríamos, mas com certeza haverá um pouquinho atravessado na garganta. Não apenas na Alemanha ano que vem (na Eurocopa 2024), mas (depois) em casa e jogando em Wembley. Voltarão as memórias da última Euro. Ganhar um torneio seria especial, mas fazê-lo em seu país seria um sonho realizado – disse.
– Isso definitivamente nos deu mais energia e mais confiança e será o mesmo em 2028. Estádios lotados com todos nossos torcedores lá, o país empolgado, definitivamente ajudará. Vocês viram com as Leoas (a seleção feminina que conquistou a Eurocopa 2022 em casa). Eu estava lá na final e vi o quanto significava para os torcedores. (Sediar a Europa 2028) é enorme não apenas para nós, mas para futuras gerações. Ser jovem e ver esses torneios em seu país pode ter um grande impacto na sua vida – encerrou.