Como a Inglaterra de Tuchel pode aproveitar nova faceta que Guardiola deu a Foden
Meia do City já jogou em todas as posições do meio e, agora, tem nova função com Guardiola que pode ser usada or Tuchel
Thomas Tuchel revelou nesta sexta-feira (7) a sua lista de convocados para a seleção da Inglaterra, para a última Data Fifa do ano, ainda em novembro. Entre as surpresas estão as voltas de Phil Foden e Jude Bellingham.
Dois dos meias mais talentosos da geração inglesa e de todo o futebol mundial ainda tiveram pouco espaço com o treinador alemão. Seja por lesões, polêmicas ou inconstância. E na atual temporada, Pep Guardiola parece ter colocado mais uma pulga atrás da orelha de Tuchel.
Isso porque o Manchester City mudou sua forma de construir e chegar ao último terço. Consequentemente, o papel de Foden também mudou. E em entrevista coletiva, o técnico da seleção inglesa reconheceu a mudança.
“Eu não o vejo mais como um ponta. Ele deve ter um papel central que promova seus pontos fortes. Já conversamos sobre isso com ele”, disse Tuchel. Então como o alemão deve usar Foden?
O ‘novo Foden’ para Tuchel: se não ponta, o que?
Foden passou por um processo que quase todo meia esguio, habilidoso e criativo vive quando sobe ao profissional: é deslocado para a ponta. Aconteceu com nomes como Estêvão, Rodrygo e tantos outros.
Guardiola já o usou em praticamente todas as posições do meio para frente no Manchester City:
- Foi o ponta-direito que dá amplitude, recebe aberto e cria caindo para o meio;
- O ponta-esquerdo que, na verdade, atua mais no meio-espaço e dá a amplitude ao lateral;
- Um dos meias do 4-3-3, em ambos os lados, sendo decisivo entrelinhas para criar em curto espaço;
- O camisa 10 do 4-2-3-1 e até mesmo falso nove, descendo para atuar entrelinhas e tirar a referência dos zagueiros.

Para Tuchel, o jovem do City é mais decisivo no meio-campo — e citou o jogo recente contra o Borussia Dortmund, quando começou como o meia pela esquerda no 4-3-3 e marcou dois gols.
“Onde Phil jogou contra o Borussia Dortmund é onde eu o vejo mais forte. Ele está perto da área do oponente, em uma mistura entre um camisa 9 e 10. Phil marca e auxilia mais perto da área“, disse o treinador da Inglaterra.
As falas de Tuchel sobre outros jogadores convocados dão ainda mais pistas sobre o planejamento com Foden. Ele falou sobre Adam Wharton ser um substituto para Elliott Anderson como camisa 6 (primeiro volante) e Alex Scott, recém-convocado, como um camisa 8 (historicamente, o meia pela esquerda no 4-3-3 inglês).
O camisa 8 preferido de Tuchel é Declan Rice, que jogou todas as 8 partida sob o comando do alemão. Ele também falou que Bellingham será um camisa 10 na seleção (o meia pela direita na atual configuração do time). Isso implica que Foden e Bellingham disputam a mesma posição.
Your #ThreeLions squad for the last time this year! 🦁
— England (@England) November 7, 2025
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
O que Guardiola fez com Foden que pode dar mais possibilidades à Inglaterra
No início de outubro, Pep descreveu o camisa 47 como “um dos melhores jogadores do time em espaços curtos no último terço, de longe”. Na sua temporada de maior destaque, em 2023/24, isso se fez muito presente.
Foden teve 19 envolvimentos em gols na Premier League e foi eleito o melhor jogador da liga. Isso aconteceu porque, naquela altura, o City constantemente sufocava seus adversários e os forçava a defender perto da sua própria área. O meia, então, era usado entrelinhas, nesses espaços curtos perto da área, para criar chances.
A diferença é que, agora, os adversários tem pressionado o Manchester City cada vez mais alto — principalmente pelos problemas que existiram na construção do time sem a presença de Rodri.

Na temporada passada, o City era pressionado no seu campo, em média, pouco mais de três vezes por jogo, segundo dados do “MyGamePlan”. Esse número está perto das seis pressões por jogo na atual temporada. E é aí que o posicionamento de Foden também mudou.
Como resultado dessa pressão cada vez mais alta, a primeira fase de construção também está repleta de espaços curtos, principalmente à frente da defesa. E Foden tem recuado para ser impactante nessa fase do jogo.
Quase como um volante às vezes, o habilidoso meia criativo tem usado suas principais valências de resistir a pressão e girar sob o marcador as suas costas para fazer o time progredir. Isso também tem ajudado o City a ser um time mais direto: há mais espaço atrás dessa pressão para ser explorado, algo que não acontecia antes.
Mesmo que Tuchel veja Foden como um camisa 10, Guardiola tem mostrado que ele pode ser ainda mais versátil agora. A depender da combinação de volante, camisa 8 e laterais na Inglaterra, Foden pode ser capaz de atuar em diversas posições ou, mesmo como um camisa 10, recuar para ajudar na construção — e criar combinações nunca antes pensadas nos Três Leões.



