‘Erling Haaland é um jogador comum’
Ex-jogador do Real Madrid não considera atacante norueguês como um dos principais jogadores do mundo
Mesmo com a má fase do Manchester City, Haaland segue com números assustadores para um atacante. Nesta temporada, o norueguês disputou 19 jogos e marcou 17 gols.
Contudo, na opinião de alguns comentaristas, a falta de participação do atacante no processo de construção é algo que incomoda.
Para Rafael van der Vaart, ex-meia do Real Madrid, Haaland não tem as qualidades necessárias para ser considerado um dos melhores de sua posição. Inclusive, o comentarista considera o atacante como um jogador comum.
Em entrevista ao programa “The LineUp”, o ex-jogador afirmou que o norueguês só se destaca quando o City está em uma boa fase.
— Vejo Erling Haaland como um jogador comum. Em termos de técnica, ele não é bom o suficiente e pode se safar quando o City está em forma, mas não quando está lutando. Eu só acho que ele está perdendo algo que os melhores atacantes têm —, critica Van der Vaart
Van der Vaart diz que Haaland se esconde em alguns momentos do jogo
Haaland é um finalizador. Um jogador cuja capacidade de marcar gols é assustadoramente alta que faz a diferença perto da área. No entanto, por conta de sua característica, dificilmente observamos o jogador participando de outros momentos do jogo.
Em um esporte cada vez mais dinâmico e integrado, no qual atacantes defendem e defensores atacam, é raro que um atleta não tenha mais de uma atribuição em campo.
Essa falta de intensidade em outros setores do campo é um ponto que incomoda Van der Vaart, que justifica essa falta de entrega como outro ponto fundamental para que Haaland não seja um dos melhores atacantes do mundo.
— Posso ser criticado por essa opinião, mas não o vejo no mesmo nível que os melhores atacantes com quem joguei, como Ruud van Nistelrooy. O Manchester City precisa de Erling Haaland no momento, mas onde ele está? É por isso que ele não está entre os poucos atacantes de classe mundial –, complementa o comentarista.
Elenco do Manchester City precisa de renovação
Outro ponto citado por Van der Vaart é a idade do elenco do Manchester City. A intensidade promovida por Guardiola nos treinos e nos jogos parece ter cansado os principais jogadores do elenco na visão do comentarista.
A maratona de jogos intensa aliada a idade de alguns atletas fez a equipe perder consideravelmente o rendimento recentemente.
— Acho que a intensidade que o Man City mostrou sob o comando de Pep Guardiola por tantas temporadas acabou. Eles parecem muito cansados para mim. Você pode ver isso em seus rostos, Kevin De Bruyne, por exemplo, eles não são mais tão jovens. Eles precisam de uma reconstrução —, complementou Van der Vaart.