Inglaterra

‘Um dos melhores do mundo’: a estrela que surpreendeu Guardiola no Manchester United

Pep Guardiola ficou impressionado com um dos talentos do Manchester United na final da Copa da Inglaterra

No último sábado (25), o Manchester United foi campeão da Copa da Inglaterra ao vencer o Manchester City por 2 a 1, em Wembley. Com isso, Erik ten Hag conquistou seu segundo título em duas temporadas no Reino Unido.

E quem pensava que os Citizens, campeões da Premier League, venceriam de lavada, estavam enganados. Os Red Devils entraram em um campo com uma estratégia bem definida, e mostraram muita eficiência quando exigidos.

Com uma marcação muito bem postada, o Manchester United achou o caminho do gol em rápidas transições ofensivas. Garnacho e Mainoo balançaram as redes. Mais do que isso, o grande mérito foi impedir o volume de jogo do Manchester City.

Os Red Devils conseguiram anular Bernardo Silva, Phil Foden, Kevin de Bruyne e Erling Haaland, que fizeram uma temporada de alto nível. Por conta disso, Pep Guardiola deu o braço a torcer.

O técnico do Manchester City se impressionou com uma das estrelas do Manchester United, alegando que ele fez toda a diferença na decisão da FA Cup. Trata-se de Lisandro Martínez, que fez um jogo irretocável.

– Lisandro Martinez é um dos cinco melhores zagueiros do mundo. Ele fez a diferença neste jogo ao fazer passes pela nossa defesa – reconheceu Guardiola.

O papel do zagueiro para o Manchester United

Mesmo com apenas 1,75m de altura, o zagueiro dos Red Devils foi responsável por marcar Haaland, que mede 1,94m. Apesar da visível diferença, o centroavante dos Citizens pouco pode fazer devido ao trabalho de Lisandro.

Em vários momentos da final da Copa da Inglaterra, o defensor argentino desarmou o norueguês, assim como ganhou duelos aéreos.

Mais do que o impacto defensivo, Lisandro Martínez também se destacou pela construção do jogo do Manchester United. O zagueiro acertou passes e lançamentos pelo alto, fundamentais para contribuir no triunfo sobre o Manchester City.

Contratado em julho de 2022 junto ao Ajax por € 55 milhões (cerca de R$ 300 milhões à época), o defensor argentino era um dos homens de confiança de Erik ten Hag, que o treinou na seleção dos Países Baixos.

Em 2023/24, Lisandro Martínez sofreu com as lesões e não conseguiu engrenar uma sequência nos Red Devils. Os problemas no pé, no joelho e na panturrilha permitiram o zagueiro jogar apenas 14 partidas na temporada.

Até mesmo na decisão da FA Cup, o defensor argentino precisou ser substituído no 2º tempo devido a câimbras, algo comum para um jogador que disputou poucos minutos antes de encarar os Citizens.

Mesmo assim, Martínez foi um dos grandes destaques do título da Copa da Inglaterra, deixando Pep Guardiola surpreendido no Manchester City.

Essa não é a primeira vez que Guardiola elogia Lisandro Martínez

Aqui vale ressaltar que essa não é a primeira vez que o técnico dos Citizens elogiou o zagueiro dos Red Devils. Há dois anos, Guardiola foi perguntado pelos jornalistas se Haaland teria vantagem sobre Lisandro Martínez por  causa da diferença de altura.

O comandante do Manchester City rechaçou esse argumento e deixou claro que o defensor argentino já está acostumado a marcar rivais mais altos do que ele. Pep Guardiola também exaltou a relação de Martínez com Ten Hag no Manchester United:

– Gosto quando as pessoas subestimam os jogadores pelo tamanho. Ele pode dizer que estou aqui e sou um bom jogador. [Lisandro Martínez] é um jogador fantástico, agressivo e com bons atributos físicos. O United pagou esse dinheiro, Erik [ten Hag] o conhece. Não é a primeira vez que ele joga contra atacantes mais altos, ele aguenta.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo