Inglaterra

O ‘fico’ de Ederson no City revela o óbvio: trabalhar com Guardiola é um privilégio

Goleiro encerrou especulações sobre sua saída após o título dos Citizens na Supercopa da Inglaterra

Na tarde deste sábado, o Manchester Cityconfirmou o título da Supercopa da Inglaterra ao bater o United nos pênaltis pelo placar de 7 a 6.

Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o time comandado por Guardiola precisou da série alternada de pênaltis para confirmar mais um título nacional. 

Até o goleiro brasileiro Ederson chegou a ser escalado para uma das cobranças. O arqueiro demonstrou mais uma vez sua qualidade com a bola nos pés ao converter um dos pênaltis.

O brasileiro, aliás, foi um dos protagonistas da comemoração do título. Ele encerrou publicamente as especulações sobre sua saída. Ederson admitiu ter recebido inúmeras propostas, inclusive do futebol árabe, mas o caminho de dinheiro para não ter convencido o goleiro a deixar a Inglaterra.

O goleiro da seleção brasileira revelou que se sente bem defendendo o Manchester City. Em um discurso emocionado, o jogador decidiu ficar na Inglaterra após conversar com diversas pessoas importantes, incluindo, é claro, o técnico Pep Guardiola. 

O bem-estar de sua família na Europa também foi determinante para que Ederson tomasse a decisão de defender a camisa dos Citizens por mais algum tempo.

— Vou ficar, acabou. Houve ofertas, falei com minha família e ficaremos aqui no Manchester City por mais alguns anos. Tive uma conversa com Pep Guardiola há um tempo, estou totalmente focado no City. Com meus companheiros de equipe e em busca de mais troféus — afirmou Ederson após o título da Supercopa da Inglaterra.

Ederson negou bolada do futebol árabe para permanecer no City

Conforme publicado na semana passada, o Al Nassr da Arábia Saudita ofereceu um salário de 30 milhões de euros por temporada a Ederson.

O contrato oferecido pelo clube árabe era de dois anos. No entanto, o arqueiro decidiu abdicar deste alto valor para permanecer em um dos centros mais competitivos do futebol europeu.

A qualidade do goleiro com a bola nos pés e seu tempo de bola para atuar como líbero são características altamente valorizadas pela comissão técnica do City.

Ederson cobra um dos pênaltis da final da Supercopa da Inglaterra
Ederson cobra um dos pênaltis da final da Supercopa da Inglaterra. Foto: Icon Sport

Citizens tinham plano B engatilhado caso brasileiro saísse

Caso Ederson quisesse realmente sair, o clube inglês não iria impedi-lo, já que o reserva, Stefan Ortega, de 31 anos, acabou de ter seu contrato renovado, e é um jogador de altíssimo nível.

Sempre que acionado, o reserva de luxo se mostrou acima da média, e um jogador a altura para substituir Ederson quando necessário.

Além de ótimo reflexo, Ortega demonstrou qualidade com a bola nos pés. Na última temporada, o arqueiro viralizou nas redes sociais após driblar o atacante francês Mateta.

Com contrato renovado até 2026, Ortega tem a confiança de toda a comissão técnica. Para o diretor de futebol do City, Txkiki Begiristain, o arqueiro é um dos melhores atletas do elenco dos Citizens.

– Stefan é o melhor segundo goleiro que tivemos, nos dando qualidade, estabilidade e experiência. – elogiou o diretor de futebol do Manchester City, Txiki Begiristain, quando o atleta renovou o contrato.

Ortega foi o sétimo goleiro com mais gols evitados na última Premier League, com números superiores ao de Ederson. O alemão manteve uma média de 2.03 chances defendidas, contra 0.66 do brasileiro, conforme dados do site de estatística SofaScore.

Em 34 jogos disputados na última temporada, o goleiro sofreu apenas 26 gols, média inferior a um por partida.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo