O ‘fico’ de Ederson no City revela o óbvio: trabalhar com Guardiola é um privilégio
Goleiro encerrou especulações sobre sua saída após o título dos Citizens na Supercopa da Inglaterra
Na tarde deste sábado, o Manchester Cityconfirmou o título da Supercopa da Inglaterra ao bater o United nos pênaltis pelo placar de 7 a 6.
Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o time comandado por Guardiola precisou da série alternada de pênaltis para confirmar mais um título nacional.
Até o goleiro brasileiro Ederson chegou a ser escalado para uma das cobranças. O arqueiro demonstrou mais uma vez sua qualidade com a bola nos pés ao converter um dos pênaltis.
O brasileiro, aliás, foi um dos protagonistas da comemoração do título. Ele encerrou publicamente as especulações sobre sua saída. Ederson admitiu ter recebido inúmeras propostas, inclusive do futebol árabe, mas o caminho de dinheiro para não ter convencido o goleiro a deixar a Inglaterra.
O goleiro da seleção brasileira revelou que se sente bem defendendo o Manchester City. Em um discurso emocionado, o jogador decidiu ficar na Inglaterra após conversar com diversas pessoas importantes, incluindo, é claro, o técnico Pep Guardiola.
O bem-estar de sua família na Europa também foi determinante para que Ederson tomasse a decisão de defender a camisa dos Citizens por mais algum tempo.
— Vou ficar, acabou. Houve ofertas, falei com minha família e ficaremos aqui no Manchester City por mais alguns anos. Tive uma conversa com Pep Guardiola há um tempo, estou totalmente focado no City. Com meus companheiros de equipe e em busca de mais troféus — afirmou Ederson após o título da Supercopa da Inglaterra.
🏴 Pênaltis para abrir a temporada na Inglaterra!
City e United protagonizaram cenas curiosas na disputa da Community Shield em Wembleyhttps://t.co/SozELVEVyZ
— Trivela (@trivela) August 10, 2024
Ederson negou bolada do futebol árabe para permanecer no City
Conforme publicado na semana passada, o Al Nassr da Arábia Saudita ofereceu um salário de 30 milhões de euros por temporada a Ederson.
O contrato oferecido pelo clube árabe era de dois anos. No entanto, o arqueiro decidiu abdicar deste alto valor para permanecer em um dos centros mais competitivos do futebol europeu.
A qualidade do goleiro com a bola nos pés e seu tempo de bola para atuar como líbero são características altamente valorizadas pela comissão técnica do City.
Citizens tinham plano B engatilhado caso brasileiro saísse
Caso Ederson quisesse realmente sair, o clube inglês não iria impedi-lo, já que o reserva, Stefan Ortega, de 31 anos, acabou de ter seu contrato renovado, e é um jogador de altíssimo nível.
Sempre que acionado, o reserva de luxo se mostrou acima da média, e um jogador a altura para substituir Ederson quando necessário.
Além de ótimo reflexo, Ortega demonstrou qualidade com a bola nos pés. Na última temporada, o arqueiro viralizou nas redes sociais após driblar o atacante francês Mateta.
Stefan Ortega's Cruyff turn under pressure at Crystal Palace is something else 🥵🔥
Oozing confidence. pic.twitter.com/YvDEDxR8zA
— Optus Sport (@OptusSport) April 10, 2024
Com contrato renovado até 2026, Ortega tem a confiança de toda a comissão técnica. Para o diretor de futebol do City, Txkiki Begiristain, o arqueiro é um dos melhores atletas do elenco dos Citizens.
– Stefan é o melhor segundo goleiro que tivemos, nos dando qualidade, estabilidade e experiência. – elogiou o diretor de futebol do Manchester City, Txiki Begiristain, quando o atleta renovou o contrato.
Ortega foi o sétimo goleiro com mais gols evitados na última Premier League, com números superiores ao de Ederson. O alemão manteve uma média de 2.03 chances defendidas, contra 0.66 do brasileiro, conforme dados do site de estatística SofaScore.
Em 34 jogos disputados na última temporada, o goleiro sofreu apenas 26 gols, média inferior a um por partida.