InglaterraPremier League

“Cristiano” Wijnaldum faz quatro gols e, justo na primeira vitória, o Newcastle massacra

O Newcastle surge como um fortíssimo candidato ao rebaixamento na Premier League. Passou as oito primeiras rodadas do campeonato sem vencer ninguém. Mas, quando finalmente conseguiu o triunfo, humilhou o Norwich. Mesmo que o contexto não seja dos melhores, a torcida finalmente teve motivos para comemorar em St. James’ Park com a goleada por 6 a 2. E um nome terminou especialmente celebrado pelos Magpies: Georginio Wijnaldum teve uma atuação fabulosa, anotando quatro gols na partida.

O primeiro tempo já dava sinais do jogaço que o St. James’ Park receberia. Depois de um lindo passe de Sissoko, Wijnaldum abriu o placar aos 14 minutos. O empate, no entanto, viria à galope. Depois de uma bola na trave, o Norwich marcou com Mbokani, desviando cruzamento na área. O Newcastle retomaria a dianteira a partir dos 26, com Wijnaldum marcando o seu segundo, de cabeça, e Ayoze Pérez fazendo o terceiro. Já no minuto seguinte, os Canários mostravam que ainda estavam na partida ao reduzirem a diferença, graças a Redmond.

O segundo tempo, entretanto, acabou com o placar dominado por um time só – por mais que o Norwich ainda tenha acertado a trave e visto justo Wijnaldum salvar uma bola em cima da linha. A goleada começou a tomar forma a partir dos 19 minutos. Sissoko completou o “hat-trick de assistências” participando pela quarta vez da construção dos gols, desta vez fuzilado por Mitrovic. Por fim, Wijnaldum completou o seu recital. O seu terceiro ele fez de cabeça, completando cruzamento de Mitrovic. E o melhor ficou para fechar a conta, em um chutaço de fora da área que não deu nem reação para Ruddy.

Surgido no Feyenoord, Wijnaldum se manteve entre os melhores jogadores do Campeonato Holandês na última temporada, fundamental no título do PSV. Chegou a peso de ouro ao St. James’ Park e já começara a justificar os € 20 milhões investindo a sua transferência, sendo um dos poucos a se salvar na péssima campanha. Marcou gols nos empates contra Chelsea e Southampton, mas longe de uma atuação tão estrondosa quando a deste domingo. Aos 24 anos, tem enorme potencial. E forma uma dupla de rolos compressores pelas meias ao lado de Sissoko, que vem sendo protagonista dos Magpies há tempos. No geral, impressionou a precisão de um time que balançou as redes nos seis chutes que acertou no gol.

Olhando no papel, o Newcastle possui jogadores de qualidade que podem salvar o time do rebaixamento. Mas o rendimento até o momento é patético. Mesmo com a vitória, os seis pontos não são suficientes para tirar a equipe de Steve McClaren da zona da degola. Ao menos, os alvinegros ganham fôlego com esta goleada. Não dá mais para dizer que falta fome de bola.

PS: A sacada do título é do Mirror Football, um dos maiores zoeiros do futebol inglês.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo