Inglaterra

Joia ex-Corinthians agita mercado na Inglaterra e promove disputa entre Arsenal e Tottenham

Dupla de Londres se interessa pelo zagueiro Murillo, brasileiro destaque da temporada pelo Nottingham Forest

Mesmo que a temporada 2023/24 tenha sido sua primeira experiência no futebol europeu, o zagueiro brasileiro revelado pelo Corinthians e atualmente no Nottingham Forest, Murillo, foi uma das gratas surpresas da Premier League.

Aos 21 anos, o promissor defensor despertou interesse no mercado por conta do seu desempenho e agora é o responsável por um “clássico” entre rivais do norte de Londres.

Segundo o site FootballTransfers, Arsenal e Tottenham disputam a contratação de Murillo, que custaria entre 60 e 70 milhões de libras, valor pedido pelo Forest.

Apesar de contarem com duplas de zaga consolidadas (Gabriel Magalhães e William Saliba nos Gunners e Christian Romero e Micky van de Ven nos Spurs), os londrinos têm bons motivos para tentar contratar Murillo.

Por que Arsenal e Tottenham querem contratar Murillo?

Mesmo com a urgência de contratar um camisa nove, o clube vermelho de Londres também quer Murillo.

O defensor seria observado há um tempo pelo conceituado olheiro Paulo Xavier, ex-Real Madrid, responsável por trazer Vinicius Júnior, Rodrygo e Endrick aos espanhóis antes de ser convencido por Edu Gaspar a se mudar para Inglaterra.

No elenco londrino, o brasileiro encontraria disputa dura para ser titular no centro da defesa, mas poderia ganhar oportunidades na lateral, movimento comum do técnico Mikel Arteta, que já chegou a escalar um quarteto defensivo só com zagueiros.

Já o Tottenham não ostenta muitas opções. Apesar da chegada de Radu Dragusin em janeiro, o clube perdeu Eric Dier e verá o contrato de Japhet Tanganga expirar, enquanto Joe Rodon ainda tem futuro incerto.

Ou seja, teria apenas Van de Ven, Romero e Dragusin entre jogadores de alto nível para defesa, além do útil Ben Davies e do garoto Ashley Phillips, voltando de empréstimo.

Na temporada recém-finalizada, o técnico Ange Postecoglou foi obrigado a escalar a defesa sem zagueiros em alguns momentos, apenas com laterais, por sofrer com vários problemas físicos na posição.

A ótima temporada de Murillo no Forest

Foi um impacto impressionante do zagueiro brasileiro na Inglaterra. Em um time muito atacado, que passava basicamente 60% do tempo sem a bola, Murillo se sobressaiu e mostrou ser um dos principais talentos do Brasil na posição.

Desde a estreia do jovem no futebol europeu, em outubro, ele foi quem mais efetuou cortes (204) e ficou em segundo em ações defensivas (334) nas cinco grandes ligas da Europa, segundo o SofaScore. Em 36 partidas, realizou 58 desarmes e 44 interceptações.

Além do claro impacto defensivo, mostrou muita qualidade na saída de bola, seja pelo chão ou pelo alto com lançamentos, e até driblando rivais às vezes – quase marcou um gol de craque dessa forma.

Terminou a temporada com duas assistências e foi eleito pelos torcedores o melhor jogador do time em 2023/24.

Murillo faz bom início no Nottingham Forest – apesar de fragilidade do time (Foto: Icon Sport)

Nottingham Forest deve trazer outro do Corinthians

O clube do City Ground gostou tanto de fazer negócio com o Corinthians para trazer Murillo que vai tirar outro titular dos paulistas.

Faltam detalhes para que o Nottingham Forest leve o goleiro Carlos Miguel, dono da meta corintiana desde a saída do ídolo Cássio.

A equipe inglesa soube da baixa multa do arqueiro, atualmente apenas 3,4 milhões de libras (cerca de R$ 23 milhões), e deve bancar a quantia sem problemas.

Os termos pessoais já foram alinhados com o jogador de 25 anos, que deve assinar por cinco anos.

Nos Reds, além do ex-colega Murillo, Carlos Miguel encontrará o compatriota Danilo, ex-Palmeiras.

No meio do ano passado, o Forest trouxe, teoricamente, quem deveria ser o dono do gol: o grego Odysseas Vlachodimos.

Porém, o ex-Benfica não se firmou, até chegou a perder a titularidade para Matt Turner e agora deve sair do time.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo