Copa da Liga Inglesa

O Forest bate o Wolverhampton nos pênaltis e volta a uma semifinal de copa nacional após 31 anos

O Nottingham Forest possui quatro títulos e dois vices da Copa da Liga, mas terá uma pedreira na semifinal contra o Manchester United

A história do Nottingham Forest costuma ser contada a partir de suas glórias na Champions. Entretanto, em nível nacional, os maiores sucessos dos alvirrubros foram mesmo experimentados na Copa da Liga Inglesa. O Forest possui quatro títulos na competição e dois vices, todos registrados de 1978 a 1992, na era gloriosa sob as ordens de Brian Clough. E na temporada em que o time retorna à Premier League depois de mais de duas décadas longe da elite, também se coloca entre os quatro melhores da Copa da Liga como não acontecia exatamente desde 1992. Nesta quarta, o time dirigido por Steve Cooper superou o Wolverhampton no City Ground. Depois do empate por 1 a 1 com bola rolando, a vitória nos pênaltis por 4 a 3 selou a classificação. Herói no tempo normal com dois milagres, Dean Henderson ainda pegou dois pênaltis.

Gustavo Scarpa mais uma vez apareceu como titular do Forest e desperdiçou boa chance nos primeiros minutos. Ainda assim, a equipe abriu o placar aos 18, numa cobrança de escanteio que Willy Boly completou quase em cima da linha. Entretanto, quem fez ainda mais diferença para a vitória parcial foi o goleiro Dean Henderson. O arqueiro operou duas defesas monumentais, à queima-roupa, contra Raul Jiménez e Hwang Hee-chan antes do intervalo.

José Sá também salvou o Wolverhampton no segundo tempo. E a entrada de Matheus Cunha foi importante para o empate dos Lobos, aos 19. Cinco minutos depois de sair do banco, o brasileiro deu o passe rasteiro para a conclusão de Jiménez na pequena área. O Forest acertou a trave num lance meio sem querer, mas seria um susto isolado. A definição do classificado acabou nos pênaltis.

José Sá defendeu logo a primeira cobrança do Forest, de Sam Surridge, mas Dean Henderson manteve a igualdade ao parar o chute de Rúben Neves. Na sequência, os times acertaram o pé. Remo Freuler, Joe Worral e Morgan Gibbs-White fizeram para o Forest, assim como Daniel Podence, Matheus Nunes e Matheus Cunha para os Lobos. Por fim, enquanto Jack Colback converteu o último tiro dos alvirrubros, Joe Hodge esbarrou em Henderson, herói da classificação.

Além do histórico supracitado na Copa da Liga, o Nottingham Forest possui dois títulos e um vice na Copa da Inglaterra, além de nove quedas nas semifinais. Considerando as duas competições, de qualquer forma, uma semifinal nacional não vinha desde 1992. Agora, os alvirrubros terão que encarar o mais forte dos remanescentes na sequência do torneio: pegarão o Manchester United. O detalhe cruel é que, por estar emprestado pelo próprio United, Dean Henderson não poderá enfrentar os Red Devils. A outra chave terá Newcastle x Southampton.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo