Copa da Liga Inglesa

‘Camisa 10 puro’: Joia do Liverpool marca e empolga no 1º jogo como titular da temporada

Reds avançam às semifinais da Copa da Liga Inglesa com emoção e brilho de garoto da base

Com emoção e uma dose de sofrimento, o Liverpool venceu o Southampton nesta quarta-feira (18) e avançou às semifinais da Copa da Liga Inglesa. Finalizada em 2 a 1 no St. Mary's Stadium, a partida contou com o brilho da joia Harvey Elliott, fazendo seu primeiro jogo como titular nesta temporada.

O jovem de 21 anos marcou o segundo gol do dia, aos 31 minutos da etapa inicial, quando recebeu bom passe de Cody Gakpo na área e finalizou rasteiro cruzado.

Ele iniciou a partida mais como um ponta à direita, mas em alguns momentos jogou centralizado, como um camisa 10, ganhando elogios da torcida nas redes sociais por conta da qualidade técnica com a bola no pé.

Tratado como uma grande joia do clube de Anfield, Elliott começou a ganhar mais minutos a partir da temporada 2022/23, mas nunca se firmou, atrapalhado no meio do caminho por uma grave lesão. Agora, se tiver ainda mais oportunidades com Arne Slot (algo pedido pelos torcedores), tende a mostrar ainda mais sua qualidade.

Elliott contra o Southampton:

  • 97 minutos jogados
  • 1 gol
  • 63 toques na bola
  • 41 passes certos de 53 tentados
Tradução: “Sinto muito, mas Elliott é um puro número 10, ele está jogando um futebol supremo agora”
“Não gosto de Harvey Elliott jogando em nenhum outro lugar que não seja como número 10. Ele precisa da bola nos pés”
“Colocar Elliott no meio foi brilhante!”

Antes do jovem marcar, Darwin Núñez já tinha aberto o placar aos 23 minutos. Xingado pela torcida adversária, o uruguaio recebeu lançamento de Arnold e, na cara do gol, cravou, pedindo silêncio dos torcedores dos Saints.

O Southampton, comandado pelo interino Simon Rusk após a demissão de Russel Martin, melhorou no segundo tempo, diminuiu em bonito gol de Cameron Archer e quase empatou.

Junto do Liverpool, Arsenal e Newcastle avançaram às semis. Nesta quinta (19), Manchester United e Tottenham buscam a última vaga.

Liverpool em ritmo de treino no 1º tempo

Praticamente só um lado jogou na primeira parte do duelo. Rodando a bola sem ser incomodado, o Liverpool monopolizou a posse, mas até que encontrou dificuldades para infiltrar na defesa adversária. Tanto que só criou pela primeira vez aos 23, quando abriu o placar.

Com 1 a 0, tudo ficou mais natural. Os Saints se abriram, e o visitante sentiu o cheiro de sangue, ampliando aos 31 e quase marcando em outras tentativas de Elliott e Mac Allister — na última, o goleiro McCarthy brilhou com grande defesa.

O Southampton, sem inspiração e muito recuado, só encontrou um raro espaço aos 19. Em contra-ataque, Dibling recebeu na área e na cara da marcação tentou surpreender Kelleher em chute por baixo das pernas do defensor, mas não funcionou.

Southampton acorda e só não empata por Kelleher

Apoiado pela torcida, o time da casa ficou a detalhes de igualar o placar. Na sequência ao primeiro gol, Archer teve uma grande chance ao desviar um ótimo cruzamento na primeira trave, mas Kelleher brilhou com uma defesa mágica. O reserva de Alisson também parou Brereton Díaz aos 43, acabando com qualquer esperança dos Saints.

Menos intenso, o Liverpool também conseguiu criar especialmente com os jogadores que saíram do banco. Aos 23, Jota fez grande jogada por dentro e acionou Chiesa, que tentou de primeira um chute e viu a defesa tirar. Depois, o italiano quase fez um golaço, cortando um adversário e chutando colocando. A bola passou pelo goleiro, mas Harwood-Bellis tirou em cima da linha.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo