Copa da Liga Inglesa

[It’s a Goal] Há 50 anos, Stoke vencia Chelsea e levava Copa da Liga, seu único caneco

Estrelado por Gordon Banks, o Stoke surpreendeu o Chelsea em Wembley e faturou seu único troféu de elite

Um dos clubes mais antigos da Inglaterra e um dos fundadores da Football League (cuja criação em 1888 nós contamos neste link), o Stoke City tem, no entanto, um histórico de conquistas bem modesto, inversamente proporcional ao seu tempo de estrada. Entre as três principais competições do país, os alvirrubros só venceram a Copa da Liga, e apenas uma vez, há exatos 50 anos. A equipe recheada de jogadores experientes, a começar pelo lendário Gordon Banks sob as traves, surpreendeu o Chelsea por 2 a 1 na final em Wembley, e fez sua torcida enfim soltar da garganta o grito de campeão.

O clube foi fundado na cidade de Stoke-on-Trent na década de 1860, a mesma em que se estabeleceram as regras originais do jogo. Sua importância para o futebol inglês também pode ser medida por ter sido, durante mais de 20 anos, o lar de um dos mais celebrados atletas do país na história: o ponta Stanley Matthews. Porém, como acontece com outros times ingleses, nem sempre isso se reverteu em conquistas: o Stoke nunca venceu a liga ou a FA Cup – embora tivesse chegado bem perto de ambas.

Clique aqui para ler o texto completo no It’s a Goal, projeto do jornalista Emmanuel do Valle sobre futebol inglês

Mostrar mais

Emmanuel do Valle

Além de colaborações periódicas, quinzenalmente o jornalista Emmanuel do Valle publica na Trivela a coluna ‘Azarões Eternos’, rememorando times fora dos holofotes que protagonizaram campanhas históricas.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo