Com adolescente no gol e brilho de outro jovem, Arsenal avança na Copa da Liga
Sem fazer força, Gunners goleiam Bolton no Emirates e asseguram vaga nas oitavas de final
Deu a lógica no Emirates Stadium nesta quarta-feira (25). Com apenas dois titulares em campo (Declan Rice e Bukayo Saka), o Arsenal venceu o Bolton Wanderers por 5 a 1 e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa. Ethan Nwaneri, meia de 17 anos, marcou duas vezes e foi o grande destaque da partida.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Além do brilho de Nwaneri, outro tópico da classificação dos Gunners merece destaque. Sem poder contar com suas três opções para o gol, o técnico Mikel Arteta promoveu a estreia de Jack Porter, de apenas 16 anos. O garoto teve atuação discreta e não comprometeu durante os 90 minutos.
Titular absoluto da posição, David Raya se machucou durante o empate contra o Manchester City e foi visto mancando e com um curativo no joelho após a partida. Segundo a imprensa inglesa, não se trata de uma lesão grave, mas por precaução, o arqueiro espanhol acabou preservado.
Reserva imediato de Raya, o brasileiro Neto não pode atuar pelo Arsenal na Copa da Liga, já que chegou a fazer uma partida pelo Bournemouth, seu ex-time, na atual temporada. Como a terceira opção, Tommy Setford, também lida com problemas físicos, Porter ganhou sua chance.
O Arsenal de Porter, Nwaneri, Arteta e companhia volta a campo no próximo sábado (28), quando recebe o Leicester, pela sexta rodada da Premier League. Com 11 pontos conquistados, os Gunners ocupam a quarta colocação do certame, atrás de Manchester City, Liverpool e Aston Villa.
Quem é Jack Porter?
Revelado nas categorias de base do Arsenal, Jack Porter, como citado, nunca havia atuado profissionalmente. O jovem goleiro, que vinha disputando jogos pelo sub-18 e sub-21 do clube londrino, é constantemente convocado para as seleções de base da Inglaterra.
Em julho deste ano, ele não escondeu a alegria ao assinar contrato de aprendizado com os Gunners.
— Um sonho se tornando realidade, estou encantado em assinar com este clube de futebol incrível e com uma história tão rica, gostaria de agradecer a todos que me apoiaram ao longo dos anos. O trabalho árduo continua — disse o garoto na ocasião.
Vale lembrar que Porter esteve no banco de reservas na estreia do Arsenal na Champions League, em duelo com a Atalanta, que terminou 0 a 0.
Como foi Arsenal x Bolton pela Copa da Liga Inglesa?
A falta de entrosamento foi um problema para o Arsenal. O time de Arteta encontrou dificuldades nas triangulações e acabou neutralizado pela forte marcação do Bolton nos primeiros minutos. Fechar os espaços e jogar no contra-ataque: essa era a estratégia dos visitantes, que deu certo até os 15 minutos.
Em cruzamento de Josh Nichols, a defesa afastou mal e a bola caiu nos pés de Declan Rice. O camisa 41 do Arsenal dominou na meia-lua e acertou chute forte, no canto e sem chances para Luke Southwood.
O segundo gol saiu aos 36′ da etapa inicial. Myles Lewis-Skelly descolou lindo passe no corredor esquerdo e acionou Sterling, que invadiu a área, levantou a cabeça e cruzou na medida para Ethan Nwaneri. Como elemento surpresa na área adversária, o talentoso meio-campista só teve o trabalho de estufar as redes.
No início do segundo tempo, Nwaneri ampliou. Rice aproveitou bobeada do Bolton na saída de bola e serviu o camisa 53, que encheu o pé e venceu Southwood.
Antes do apito final, Sterling e Havertz completaram a goleada. Em bonita jogada individual, Aaron Collins marcou o gol de honra dos visitantes, que agora voltam a focar na League One — terceira divisão inglesa.
Próximos jogos do Arsenal
- Arsenal x Leicester City — Premier League — 28/9
- Arsenal x PSG — Champions League — 1/10
- Arsenal x Southampton — Premier League — 5/10