Arsenal avança no sufoco e conta com ajuda rival em jogo especial para Gabriel Jesus
Empate por 1 a 1 leva jogo aos pênaltis, e falha de zagueiro do Crystal Palace define vaga dos Gunners
O Arsenal precisou ir além dos 90 minutos para seguir vivo na Copa da Liga Inglesa. No Emirates, nesta terça-feira (23), os Gunners empataram por 1 a 1 com o Crystal Palace no tempo normal e só confirmaram a classificação à semifinal na disputa por pênaltis, vencida por 8 a 7, em um jogo tenso e decidido nos detalhes.
Para avançar, o time de Mikel Arteta contou com a ajuda decisiva do adversário. Maxence Lacroix foi personagem central da noite: marcou contra no tempo regulamentar e, na série de pênaltis, desperdiçou a única cobrança de toda a disputa. Todos os outros batedores, de ambos os lados, converteram suas tentativas, transformando o erro do zagueiro no fator determinante da eliminação do Palace.
O jogo, no entanto, teve um peso simbólico que foi além do roteiro dramático. Gabriel Jesus viveu uma noite especial ao voltar a ser titular após quase um ano afastado dos gramados. O atacante brasileiro sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho em janeiro, retornou em dezembro e, até então, havia atuado apenas entrando no segundo tempo.
Contra o Palace, Jesus iniciou a partida pela primeira vez desde a lesão e ainda alcançou a marca de 100 jogos com a camisa do Arsenal.

Como foi o empate entre Arsenal e Crystal Palace
Mesmo com o time majoritariamente reserva em campo, o Arsenal não abriu mão de suas características: tomou a iniciativa, controlou a posse de bola e tentou ditar o ritmo das ações. O Palace, por sua vez, também se manteve fiel a sua filosofia: jogo reativo, de bloco baixo, duelos individuais agressivos e transição rápida.
E nesse “duelo de filosofias”, os Gunners se sobressaíram em campo — mas não no placar. Madueke perdeu ao menos duas chances cara a cara com Walter Benítez, e Gabriel Jesus viu o goleiro dos Eagles salvar cabeçada no cantinho. Bombardeio no Emirates. O 0 a 0 parcial definitivamente não ilustrou o que foi o primeiro tempo.
Na etapa complementar, essa tônica de ataque contra defesa não se manteve. O Palace voltou do intervalo com outra postura e passou a marcar mais adiantado. A equipe de Oliver Glasner freou o ímpeto dos donos da casa e gerou perigo para a meta defendida por Kepa. Foi um segundo tempo equilibrado, que acabou sendo decidido na bola parada — especialidade do Arsenal.
Aos 35 minutos, Saka cobrou escanteio, Calafiori subiu no segundo andar, testou consciente e carimbou a defesa visitante. No bate e rebate dentro da área, a bola resvalou em Lacroix (zagueiro do Palace) e entrou.
O feitiço, porém, se voltou contra o feiticeiro. Nos acréscimos, quando tudo levava a crer que a classificação dos Gunners estava encaminhada, Guéhi deixou tudo igual. Em bola alçada na área, Lerma desviou para o meio e encontrou o zagueiro que, com desvio sutil, matou Kepa.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quem o Arsenal enfrentará na semifinal da Copa da Liga?
O Arsenal terá pela frente um rival londrino na semifinal da Copa da Liga Inglesa. Trata-se do Chelsea, que eliminou o Cardiff City na última semana — ao vencer por 3 a 1 fora de casa. Newcastle e Manchester City fazem a outra semifinal.
Semifinais da Copa da Liga:
- Newcastle x Manchester City
- Chelsea x Arsenal



