Copa da Inglaterra

Liverpool segue sua jornada (nada inglória) sem Salah, desta vez na Copa da Inglaterra

Liverpool volta a focar suas atenções na Copa da Inglaterra e enfrenta o Norwich, da segunda divisão, para seguir avançando

Líder da Premier League e finalista da Copa da Liga Inglesa, o Liverpool recebe o Norwich, neste domingo (28), pela Copa da Inglaterra, para continuar dando sequência à temporada irretocável que tem feito dentro de casa. Longe da Champions League neste ano pelo péssimo desempenho que teve no último Campeonato Inglês, o time comandado por Jurgen Klopp ‘ressuscitou' e vai dando trabalho dentro da Inglaterra e também na Liga Europa.

O Liverpool chega com uma casca e tanto para o duelo contra o Norwich na Copa da Inglaterra: na primeira partida que disputou na competição, eliminou o Arsenal, mesmo jogando fora de casa, enfiando um tranquilo 2 a 0. Nesta semana já fez sua primeira parte em mata-mata e eliminou o Fulham da Copa da Liga Inglesa, competição na qual será finalista contra o Chelsea.

Já o Norwich não faz uma temporada tão boa assim. Jogando a Championship, a segunda divisão do futebol da Inglaterra, a equipe comandada pelo técnico inglês David Wagner figura atualmente apenas na oitava colocação, o que a manteria na divisão inferior para a próxima temporada. A esperança do time é a diferença de apenas dois pontos para o sexto colocado Coventry, primeiro time na zona de classificação ao mata-mata que define a terceira vaga de acesso.

Como o Liverpool chega para o jogo contra o Norwich

Para o Liverpool, o jogo contra o Norwich não deve ser lá um grande problema. Primeiro porque o adversário é claramente inferior, segundo porque o time comandado por Jurgen Klopp tem jogado muita bola. Na Premier League, apenas uma derrota em toda a temporada até aqui, diante do Tottenham, ainda em 30 de setembro de 2023. De lá para cá, os Reds não perderam mais e ainda conseguiram tomar a primeira colocação do Campeonato Inglês.

As duas únicas derrotas neste período aconteceram em jogos da Liga Europa, quando já classificado, o Liverpool colocou reservas e acabou sendo derrotado. Nada que abale um time que tem conseguido se virar muito bem mesmo sem seu principal nome na temporada. Afinal, Mohamed Salah estava com o Egito na Copa Africana de Nações e só está com os Reds no momento por ter se lesionado na competição continental. Caso os egípcios cheguem às semifinais do torneio, a expectativa é que ele volte a estar junto de seus companheiros de seleção.

Sem Salah e seus muitos gols disponíveis, o Liverpool tem variado sua formação de ataque, o que ainda mantém o time muito poderoso ofensivamente. Darwin Núñez e Luis Díaz têm sido os dois mais frequentes, com Cody Gakpo e Diogo Jota revezando mais no complemento da trinca ofensiva. A verdade é que, no fim das contas, para alívio de Klopp e da torcida, o Liverpool tem se virado bem sem seu principal jogador e deverá tê-lo de volta na mesma posição privilegiada nos campeonatos de quando ele foi servir seu país.

Como o Norwich chega para o jogo contra o Liverpool

Apesar de não estar bem na temporada e figurar apenas como oitavo colocado da segunda divisão inglesa, o Norwich vem de um bom momento, com classificações seguidas na Copa da Inglaterra e três jogos de invencibilidade na Championship. O momento faz com que a equipe possa sonhar pelo menos em continuar lutando por uma vaga nos playoffs que dão ao seu vencedor a terceira vaga de acesso à Premier League.

E se o Norwich continua sonhando com o retorno à primeira divisão, um dos responsáveis é um jogador brasileiro e promissor. Pela segunda temporada consecutiva, Gabriel Sara, que saiu das categorias de base do São Paulo, tem números excelentes e é o principal jogador da equipe. Na Championship, ele soma 13 participações em gols, anotando cinco vezes e dando oito assistências. Não a toa, seu nome é corriqueiramente colocado em rumores de saída para a primeira divisão da Inglaterra e de outros países da Europa.

Ciente da disparidade entre seu time e o Liverpool, o Norwich quer ser um adversário incômodo, mas sabe que a classificação é muito, mas muito difícil. Não a toa, o grande foco do time na temporada segue sendo na segunda divisão, onde quer seguir vencendo e reunindo forças para retornar à elite do futebol inglês o mais breve possível. Mas uma zebrinha não seria nada mal para elevar o moral dos jogadores, não é mesmo?

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo