Salah retorna ao Liverpool para tratar lesão e, caso recupere, volta ao Egito na CAN
Liverpool e Federação do Egito confirmam que Salah tratará lesão na Inglaterra e, caso a seleção avance, o craque voltará para disputa da Copa Africana de Nações
Os torcedores egípcios e do Liverpool compartilharam uma preocupação gigante na última quinta-feira (18). Pela segunda rodada da Copa Africana de Nações, Mohamed Salah caiu no gramado e solicitou substituição nos acréscimos do primeiro tempo contra a Gana. O craque dos Reds e do Egito sofreu uma lesão na coxa e foi confirmado que ficaria fora da última partida da fase de grupos e um possível jogo das oitavas de final. Inicialmente tratado na Costa do Marfim, sede do torneio, o capitão dos Faraós terá que retornar para Inglaterra.
A Federação Egípcia de Futebol divulgou conversou com o clube inglês, combinando que Salah viajará logo após o jogo contra o Cabo Verde, nesta segunda (22), e tratará a lesão no Liverpool. O comunicado diz que aguarda reencontrar o craque caso o Egito avance às quartas de final da CAN.
– Depois de realizar exames adicionais em Mohamed Salah nas últimas horas e após comunicação entre o departamento médico da seleção nacional e do Liverpool, foi confirmado que o jogador retornará à Inglaterra após o jogo de amanhã com Cabo Verde para completar o tratamento, esperando encontrá-lo nas quartas de final da Copa das Nações da CAF em caso de classificação – escreveu a federação.
Na entrevista coletiva após a vitória por 4 a 0 em cima do Bournemouth, o técnico Jürgen Klopp disse que trazer Salah de volta “é o plano” e faz mais sentido que faça o tratamento em Liverpool. Questionado sobre um retorno do egípcio à seleção após a partir das quartas, o alemão confirmou.
– Esse é o plano. Se isso já está 100% decidido, não sei. Mas esse é o plano. Não importa quanto tempo ele esteja fora, provavelmente todo mundo vê assim, faz sentido que ele esteja fazendo a reabilitação conosco ou com nosso pessoal. Falei com ele logo depois, na noite em que aconteceu. Desde então ele está em contato com nosso médico. Acho que ele voltará – disse Klopp, emendando:
– Eu diria que se o Egito se classificar para a fase final, se ele estiver em forma antes, então provavelmente sim. Por que não [retornar para a CAN]? Isso está claro. Tenho certeza de que a Costa do Marfim é um país maravilhoso, mas não temos nenhum pessoal nosso lá e seu povo tem que cuidar das pessoas que estão jogando, então vamos ver – finalizou.
A Seleção Egípcia, uma das favoritas ao título da Copa Africana, ocupa a segunda colocação do grupo B, atrás de Cabo Verde, líder já classificado às oitavas. Mesmo sendo um adversário de bom nível recente, deve ser uma partida tranquila porque os cabo-verdianos já estão garantidos em primeiro com seis pontos, quatro a mais que o Egito. A luta do selecionado de Salah é com Gana e Moçambique, ambos com um de pontuação, que também se enfrentam amanhã no mesmo momento (17h, horário de Brasília).
Terminando na vice colocação, os Faraós enfrentam o segundo do grupo F, que está totalmente aberto e pode ser qualquer um entre Marrocos, República Democrática do Congo, Zâmbia e Tânzania.
Liverpool vai bem sem Salah, mesmo após segundo tempo fraco
No primeiro teste pela Premier League sem Salah, os Reds mostraram dificuldades no primeiro tempo contra o bom Bournemouth de Andoni Iraola, equipe que vinha de quatro vitórias nas últimas cinco rodadas da liga. O principal problema foi a criação, basicamente não incomodando o goleiro brasileiro Neto. Na etapa final, no entanto, o time de Klopp intenso e veloz deu as caras, fechando um 4 a 0 com dois gols de Diogo Jota e Darwin Núñez.
Sendo o ponta direita titular, o egpcio foi substituído inicialmente por Luis Díaz neste jogo contra os Clarets. O colombiano não foi tão bem, saindo antes dos 20 minutos do segundo tempo. A partir da troca, quem cumpriu a função foi Jota, marcando os dois gols do dia neste setor. Uma boa alternativa enquanto o melhor jogador dos Reds não volta.