Copa da Inglaterra

Má campanha do Chelsea na Premier League faz Pochettino redobrar atenção nas copas: ‘queremos vencer’

Semifinalista da Copa da Liga, Chelsea debuta na Copa da Inglaterra neste sábado, contra o Preston

Embalado após duas boas vitórias na Premier League, contra Crystal Palace e Luton Town, o Chelsea vira a chave e foca as atenções na Copa da Inglaterra. Neste sábado (6), a partir das 14h30 (horário de Brasília), os Blues enfrentam o Preston, em Stamford Bridge. Quem vencer, avança de fase. Técnico da equipe londrina, Mauricio Pochettino falou sobre a partida e ressaltou a importância das competições de mata-mata para o time.

Vale lembrar que além da Copa da Inglaterra, o Chelsea disputa também a Copa da Liga Inglesa. No final de dezembro, os Blues eliminaram o Newcastle nos pênaltis e garantiram vaga na semifinal do torneio. O adversário será o Middlesbrough.

– É uma boa oportunidade. Diferentes competições nos permite fornecer à equipe jogadores diferentes para utilizar e ver como se comportam e atuam. A Copa da Inglaterra é uma competição muito importante para nós (…) Claro que a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga são competições que queremos vencer. Queremos construir a nossa jornada passo a passo. Isso começa amanhã. São competições muito importante para nós. Através de (ambas), podemos alcançar a Europa (Liga Europa) na próxima temporada.

Apesar das vitórias recentes, o Chelsea não faz boa campanha na Premier League. Com 28 pontos conquistados, os Blues ocupam apenas o 10º lugar. Em 20 rodadas disputadas, a equipe de Pochettino venceu oito, empatou quatro e perdeu oito. O treinador argentino disse estar feliz com o atual momento, mas não satisfeito. Afinal, muitas coisas precisam ser ajustadas e, até o momento, o time não apresentou regularidade na temporada.

– É um processo. Estamos felizes com o momento. Não podemos estar satisfeitos. Estamos no Chelsea e espera-se que ganhemos. É um processo que leva tempo. Apesar de todas as circunstâncias, estamos no lugar que precisamos estar. 

Desempenho do Preston na temporada

O Preston North End Football Club disputa a Championship, segunda divisão do futebol inglês. A equipe ocupa a 14ª colocação do certame, com 35 pontos ganhos. Em 26 rodadas, venceu 10, empatou cinco e perdeu 11. Até o momento, marcou 31 gols e sofreu 44. O ex-atacante Ryan Lowe, de 45 anos, é quem comanda o time.

Mais do que a campanha irregular na Championship, o Preston não atravessa bom momento e chega para o duelo contra o Chelsea com duas derrotas consecutivas na bagagem. No último compromisso de 2023, perdeu para o Sheffield Wednesday, por 1 a 0. Já na primeira partida de 2024, sucumbiu diante do tradicional Sunderland (2 a 0).

Por incrível que pareça, o retrospecto de Chelsea x Preston mostra muito equilíbrio. As equipes já se enfrentaram 74 vezes ao longo da história, com 31 vitórias dos Blues e 26 triunfos dos Lilywhites, além de 17 empates.

Confira outras respostas de Pochettino

Chilwell e Chukwuemeka jogam?

– Chilwell e Carney (Chukwuemeka) não estão disponíveis para amanhã. Esperamos o próximo jogo. Eles estão bem. Eles estão treinando com o grupo nos últimos dias. Estamos muito felizes.

E Romeo Lavia?

– Roméo Lavia ainda está se recuperando. Ainda não sabemos quando ele estará disponível novamente.

Possíveis contratações

– Na verdade, não precisamos sentar juntos em reuniões oficiais (de transferências). Estamos sentados todos os dias avaliando. Andrey Santos voltou do empréstimo, precisamos tomar algumas decisões. Estou feliz com o elenco que temos. Estamos concentrados na recuperação dos jogadores. Talvez possamos ver (possíveis chegadas), mas neste momento não tomamos nenhuma decisão.

Gallagher fica ou sai?

– É sempre para conversar, tomar algumas decisões para o futuro. É entre o clube e o jogador. Nada a anunciar ou dizer. O clube está feliz com ele. Ele está feliz aqui.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo