Inglaterra

Federação Inglesa suspende membro do conselho que comparou Primeiro-ministro de Israel a Hitler

Federação Inglesa suspendeu Wasim Haq, membro do Conselho, após ele ter feito uma publicação comparando o Primeiro-ministro de Israel ao líder do nazismo

A Federação Inglesa de Futebol (FA) suspendeu Wasim Haq, membro do Conselho da entidade, nesta terça-feira (14), após ele ter feito uma publicação comparando o Primeiro-ministro de Israel ao líder do nazismo, Adolf Hitler, em rede social. A repercussão negativa do post preocupou a alta cúpula da instituição, que precisou tomar medidas drásticas para tentar controlar os danos políticos. Várias personalidades e órgãos do Reino Unido repudiaram a fala do conselheiro. 

– A investigação sobre a conduta de Wasim Haq está em andamento e ele foi suspenso de suas funções no Conselho enquanto se aguarda o resultado do processo – afirmou um porta-voz da FA.

No último sábado, Haq postou um comentário sobre o primeiro-ministro israelense no Twitter, com um contexto em relação à guerra entre Israel e Gaza: “Netanyahu sacrificou o seu próprio povo para manter o poder… enquanto os palestinos tentam manter a sua sanidade. Adolf Hitler ficaria orgulhoso de Benjamin Netanyahu.”

Com a repercussão do post, o conselheiro excluiu a postagem e, no dia seguinte, fez o mea culpa padrão para as redes sociais: “Peço desculpas sem reservas a quem se sentiu ofendido”.

– Meu tweet foi diretamente relacionado à comparação de dois indivíduos que, a meu ver, causaram danos irreparáveis ​​contemporâneos e históricos às comunidades vitimadas em ambos os lados deste trágico conflito – disse em seu pedido oficial de desculpas. 

Wasim Haq ingressou no Conselho da FA em 2019 como Representante das Comunidades de Futebol da BAME (Black, Asian, and minority ethnic), sigla que abrange as minorias étnicas do Reino Unido, e onde atuou como embaixador da organização. Ele também ocupou uma função semelhante na Lawn Tennis Association (LTA), órgão regulador da modalidade no Reino Unido, e de onde também foi destituído de seu cargo, na segunda-feira (13).

– O Conselho da LTA considerou esta questão hoje e concordou que o tweet publicado por Wasim Haq em 11 de Novembro era inaceitável e de forma alguma reflete a posição ou os valores da LTA. Portanto, o conselho concordou que Wasim Haq será destituído de seu papel como conselheiro independente com efeito imediato – afirmou a LTA.

Leia o pedido de desculpas Wasim Haq: 

Meu tweet foi diretamente relacionado à comparação de dois indivíduos que, a meu ver, causaram danos irreparáveis ​​contemporâneos e históricos às comunidades vitimadas em ambos os lados deste trágico conflito.

Eu não sou e nunca fui o tipo de pessoa que visa alguém ou qualquer comunidade por qualquer diferença. Não sou antissemita e nunca fui acusado de ser assim. Peço desculpas sem reservas se isso foi interpretado de outra forma.

Qualquer pessoa que me conheça saberá que posso ser contado em nome de todas as comunidades que estão a ser marginalizadas de qualquer forma e continuarei a fazê-lo pelo resto da minha vida.

A todos aqueles que estão ofendidos, peço desculpas profundamente – e continuo a rezar pelo fim da perda desnecessária de qualquer vida durante este trágico conflito.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Livia Camillo é jornalista multimídia e videomaker. Foi colunista de esportes femininos por um ano e meio no Nós, vertical de diversidade do Terra, portal onde também foi repórter de vídeo na editoria de games e eSports. Tem passagem pelo hard news do UOL Esporte e por outras redações de São Paulo.
Botão Voltar ao topo