Inglaterra

‘É por isso que o Chelsea não está pronto para disputar o título’

Blues vencem a quinta seguida na Premier League, mas mantém pés no chão sobre disputa do troféu na elite inglesa

O Chelsea bateu o Brentford por 2 a 1 neste domingo e chegou à vice-liderança da Premier League. O time londrino alcançou os 34 pontos na tabela de classificação e está a dois de distância do líder Liverpool. 

Apesar do clima de euforia no vestiário e nas arquibancadas, o treinador Enzo Maresca, um dos pontos fundamentais na atual campanha dos Blues, mantém um discurso sereno e conservador.

Em entrevista à “BBC”, o técnico italiano disse que precisa ser “realista”. Apesar do momento positivo, a equipe não estaria pronta para buscar o título da Premier League.

— Não se trata de quantos jogos ganhamos. É sobre ser realista. Há coisas que temos que fazer melhor. É por isso que eu disse, para mim, não estamos prontos — afirmou o técnico do Chelsea.

Maresca ainda complementou dizendo que entende o sentimento de alegria e expectativa gerada pelo torcedor. Porém, entende que o time ainda precisa evoluir um pouco mais para pensar em conquistar a elite do futebol inglês.

Com o resultado deste domingo, o Chelsea chegou a sua quinta vitória seguida na Premier League e a sétima consecutiva somando todas as competições.

— Os torcedores podem sonhar e pensar. Mas nós como clube, como elenco, como jogadores, como comissão técnica, precisamos ser realistas, complementou Maresca.

Parte defensiva da equipe preocupa Maresca para o restante da temporada

Campeonatos de alto nível como a Premier League são decididos nos detalhes. Na maioria das vezes, o time que errar menos se sobressai aos rivais e conseguem o título.

Maresca sabe disso e tratou de ponderar que seus concorrentes estarão atentos a estes detalhes para evitar falhas em momentos importantes.

Técnico do Chelsea demonstra preocupação com sistema defensivo da equipe para o restante da temporada
Técnico do Chelsea demonstra preocupação com sistema defensivo da equipe para o restante da temporada. Foto: Imago

O técnico chamou a atenção para o gol que o Chelsea sofreu diante do Brentford, dizendo que os demais times que lutarão pelo título da liga inglesa não sofrerão gols em lances parecidos.

“Acho que essas outras equipes sabem competir para ganhar títulos, não vão sofrer os gols que sofremos, como o de hoje”, complementou.

Falta de experiência pode prejudicar o Chelsea?

O técnico dos Blues por meio de seu discurso no final de semana mostrou a intenção de blindar seus atletas de uma possível pressão caso os resultados não venham na sequência da temporada.

Há uma preocupação do italiano com o fato de lidar com um elenco jovem, já que são mais propício aos efeitos da ansiedade e nervosismo nos momentos mais importantes.

A média de idade do elenco do Chelsea é de 23,9 anos, significativamente menor do que seus rivais diretos na luta pelo título.

O elenco do Liverpool tem média de 26,5 anos, o Arsenal, 26,8 anos, e o atual campeão Manchester City, 27,8. Nenhum dos atletas do atual elenco dos Blues tem experiência em vencer a Premier League e, por fim, um dado estatístico também joga contra os londrinos.

Nenhum time na história da competição conquistou o título com média inferior a 25 anos. O Blackburn em 1994/1995, o Manchester United em 1995/1996 e o próprio Chelsea em 2003/2005 foram os únicos a vencer a liga com média de 26 anos.

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo