No Boxing Day, Bruno Guimarães mostrou que pode ser presente perfeito na próxima janela
Brasileiro ditou o ritmo do Newcastle que venceu o Aston Villa por 3 a 0, sem sustos, no St. James Park
![No Boxing Day, Bruno Guimarães mostrou que pode ser presente perfeito na próxima janela](https://trivela.com.br/app/uploads/2024/12/ICONSPORT_247947_0039-1280x720.jpg)
O Boxing Day da Premier League foi só festa no Norte da Inglaterra. O Newcastle venceu o Aston Villa por 3 a 0 nesta quinta-feira (26), no St. James' Park, com tranquilidade e uma ótima participação dos brasileiros em campo: Bruno Guimarães e Joeliton.
Mesmo que Joeliton tenha dado uma assistência e anotado o terceiro gol do duelo, o verdadeiro protagonista da partida foi Bruno Guimarães: o ex-Athletico Paranense iniciou as jogadas dos dois primeiros gols e ditou o ritmo dos donos da casa frente a uma Villa que se viu enfraquecido após perder John Durán, expulso aos 30 minutos da etapa inicial.
A preocupação da fanática torcida do Newcastle segue sendo o provável interesse de alguns gigantes europeus em tirar Bruno Guimarães do time do norte da Inglaterra já na próxima janela.
FOUR WINS IN A ROW! 🤩 pic.twitter.com/RdkSIJIC7R
— Newcastle United (@NUFC) December 26, 2024
Bruno Guimarães ‘clareia' vitória do Newcastle em dois toques
O Newcastle teve o início perfeito de Boxing Day. Menos de dois minutos após início da partida, Bruno Guimarães acionou Joeliton, que conectou com Gordon. O inglês conduziu e bateu com extrema qualidade para tirar qualquer chance de Dibu Martínez, atual melhor goleiro do mundo, e abrir o placar com um golaço.
Mesmo com os donos da casa em vantagem, a partida seguiu equilibrada. Contudo, aos 30 minutos, Schar disputou uma bola com Durán no campo de defesa do Newcastle. O colombiano cometeu a falta e, com o suíço já no chão, pisou no rival. Cartão vermelho direto e prejuízo imenso para a equipe comandada por Unai Emery.
O goleiro argentino do Aston Villa ainda faria duas ótimas defesas antes do intervalo. Uma delas, inclusive, o chamado “milagre”. Aos 44 minutos, Bruno Guimarães, de novo ele, pressionou o adversário na entrada da área rival, roubou e achou Tonali livre. O italiano bateu com força e Dibu Martínez tirou com a ponta dos dedos para evitar um placar mais dilatado antes do intervalo.
No segundo tempo, o brasileiro seguiu dando aula de verticalidade e visão de jogo. Aos 56, ele achou Murphy em um passe primoroso. O inglês só teve o trabalho de rolar para o artilheiro Isak superar Dibu Martinez e colocar 2 a 0 no placar.
🚨Bruno Guimarães amongst all Premier League midfielders since his league debut:
1st in goal involvements (35)
1st in goals (17)
1st in successful dribbles (161)
1st in duels won (743)
1st in fouls won (288)
2nd in assists (18)
2nd in chances created (136) pic.twitter.com/uxHQGpJZvg— Brasil Football 🇧🇷 (@BrasilEdition) December 22, 2024
Antes do final da partida, fazendo jus ao espírito natalino, Bruno Guimarães ainda receberia um presente de seus rivais. Após finalização de Hall, a zaga do Villa tentou afastar de dentro da área. A bola explodiu no brasileiro e morreu no fundo das redes. O VAR, no entanto, anulou o que seria o terceiro gol por um toque no braço do ex-Athletico Parananese.
Se Guimarães não balançou as redes, restou a outro brasileiro dar números finais ao duelo. Onana saiu mal, em um dos diversos erros da defesa do Villa no dia, e deu nos pés de Joeliton, que bateu com categoria e anotou o terceiro do Newcastle.
Antes do final de 2024, o time de Birmingham recebe o Brighton (16h45, horário de Brasília) e a equipe de Newcastle visita o Manchester United (17h, horário de Brasília). Ambos duelos acontecerão na próxima segunda-feira (30).
Newcastle pode perder Bruno Guimarães na próxima janela?
Bruno Guimarães é um dos nomes mais falados nas janelas de transferências da Europa há alguns anos. Desde 2022, quando trocou o Athletico-PR pelo Lyon, e ainda mais recentemente, ao acumular os papéis de referência no Newcastle de Eddie Howe e presença constante na Seleção Brasileira.
Em agosto último, por exemplo, o volante brasileiro esteve na pauta de times do tamanho de Manchester City, Arsenal, Liverpool e Barcelona. A Trivela apurou, no entanto, que dois fatores podem ter convencido o brasileiro a permanecer no Newcastle, apesar das propostas que possam chegar na próxima janela.