Inglaterra

No Boxing Day, Bruno Guimarães mostrou que pode ser presente perfeito na próxima janela

Brasileiro ditou o ritmo do Newcastle que venceu o Aston Villa por 3 a 0, sem sustos, no St. James Park

O Boxing Day da Premier League foi só festa no Norte da Inglaterra. O Newcastle venceu o Aston Villa por 3 a 0 nesta quinta-feira (26), no St. James' Park, com tranquilidade e uma ótima participação dos brasileiros em campo: Bruno Guimarães e Joeliton.

Mesmo que Joeliton tenha dado uma assistência e anotado o terceiro gol do duelo, o verdadeiro protagonista da partida foi Bruno Guimarães: o ex-Athletico Paranense iniciou as jogadas dos dois primeiros gols e ditou o ritmo dos donos da casa frente a uma Villa que se viu enfraquecido após perder John Durán, expulso aos 30 minutos da etapa inicial.

A preocupação da fanática torcida do Newcastle segue sendo o provável interesse de alguns gigantes europeus em tirar Bruno Guimarães do time do norte da Inglaterra já na próxima janela.

Bruno Guimarães ‘clareia' vitória do Newcastle em dois toques

O Newcastle teve o início perfeito de Boxing Day. Menos de dois minutos após início da partida, Bruno Guimarães acionou Joeliton, que conectou com Gordon. O inglês conduziu e bateu com extrema qualidade para tirar qualquer chance de Dibu Martínez, atual melhor goleiro do mundo, e abrir o placar com um golaço.

Mesmo com os donos da casa em vantagem, a partida seguiu equilibrada. Contudo, aos 30 minutos, Schar disputou uma bola com Durán no campo de defesa do Newcastle. O colombiano cometeu a falta e, com o suíço já no chão, pisou no rival. Cartão vermelho direto e prejuízo imenso para a equipe comandada por Unai Emery.

O goleiro argentino do Aston Villa ainda faria duas ótimas defesas antes do intervalo. Uma delas, inclusive, o chamado “milagre”. Aos 44 minutos, Bruno Guimarães, de novo ele, pressionou o adversário na entrada da área rival, roubou e achou Tonali livre. O italiano bateu com força e Dibu Martínez tirou com a ponta dos dedos para evitar um placar mais dilatado antes do intervalo.

No segundo tempo, o brasileiro seguiu dando aula de verticalidade e visão de jogo. Aos 56, ele achou Murphy em um passe primoroso. O inglês só teve o trabalho de rolar para o artilheiro Isak superar Dibu Martinez e colocar 2 a 0 no placar.

Antes do final da partida, fazendo jus ao espírito natalino, Bruno Guimarães ainda receberia um presente de seus rivais. Após finalização de Hall, a zaga do Villa tentou afastar de dentro da área. A bola explodiu no brasileiro e morreu no fundo das redes. O VAR, no entanto, anulou o que seria o terceiro gol por um toque no braço do ex-Athletico Parananese.

Se Guimarães não balançou as redes, restou a outro brasileiro dar números finais ao duelo. Onana saiu mal, em um dos diversos erros da defesa do Villa no dia, e deu nos pés de Joeliton, que bateu com categoria e anotou o terceiro do Newcastle.

Antes do final de 2024, o time de Birmingham recebe o Brighton (16h45, horário de Brasília) e a equipe de Newcastle visita o Manchester United (17h, horário de Brasília). Ambos duelos acontecerão na próxima segunda-feira (30).

Newcastle pode perder Bruno Guimarães na próxima janela?

Bruno Guimarães é um dos nomes mais falados nas janelas de transferências da Europa há alguns anos. Desde 2022, quando trocou o Athletico-PR pelo Lyon, e ainda mais recentemente, ao acumular os papéis de referência no Newcastle de Eddie Howe e presença constante na Seleção Brasileira.

Em agosto último, por exemplo, o volante brasileiro esteve na pauta de times do tamanho de Manchester City, Arsenal, Liverpool e Barcelona. A Trivela apurou, no entanto, que dois fatores podem ter convencido o brasileiro a permanecer no Newcastle, apesar das propostas que possam chegar na próxima janela.

Foto de Lucas Tomazelli

Lucas TomazelliSubcoordenador de conteúdo

Apaixonado por futebol desde as primeiras memórias de infância, Lucas é formado em jornalismo pela USP. Antes de integrar a equipe da Trivela, atuou na Jovem Pan Online, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Yahoo.
Botão Voltar ao topo