InglaterraPremier League

Brentford vence Swansea no playoff da Championship e volta à elite inglesa depois de 74 anos

As Abelhas construíram o triunfo por 2 a 0 nos 20 minutos iniciais de jogo e garantiram o acesso à Premier League com tranquilidade

Estão definidos todos os promovidos à Premier League da próxima temporada. Na final dos playoffs da Championship neste sábado (29), no Wembley, o Brentford venceu com tranquilidade o Swansea por 2 a 0 e se juntou a Norwich e Watford como os três times a subirem à primeira divisão do futebol inglês. Pela primeira vez em 74 anos, as Abelhas estarão novamente na elite da pirâmide nacional.

Para chegar à decisão dos playoffs da segundona inglesa, o Brentford, que terminou na terceira colocação da temporada regular, precisou passar pelo Bournemouth na semifinal. Depois de perder a ida por 1 a 0, as Abelhas chegaram a ver os Cherries abrirem 2 a 0 no agregado, mas conseguiram uma importante virada com três gols para alcançar a decisão no Wembley.

Havia a expectativa de muita tensão, como costuma ser esta decisão, mas o Brentford logo tratou de não dar espaço para muito suspense. Aos nove minutos de jogo, Bryan Mbeumo recebeu um passe em profundidade dentro da área e foi derrubado pelo goleiro Freddie Woodman enquanto tentava tirar o adversário da jogada. O pênalti foi marcado, e Ivan Toney converteu para fazer 1 a 0.

Ainda aos 20 minutos do primeiro tempo, o Swansea foi em grande volume para o ataque para uma cobrança de bola parada e foi pego em um contra-ataque fulminante. Após um chutão da zaga, Mbeumo recebeu ainda em seu campo e se viu em um dois contra dois diante do que havia restado de defesa dos galeses. O atacante conduziu a bola até a área, esperou a ultrapassagem de Rasmussen e passou para o dinamarquês. O ala então acertou um cruzamento baixo preciso para Emiliano Marcondes completar do outro lado da área, fazendo 2 a 0.

Impulsionado pelo início avassalador, o Brentford esteve perto de ampliar no minuto seguinte ao segundo gol. Toney, autor do primeiro tento, arriscou de fora da área e fez balançar o travessão de Woodman com um bonito chute encobrindo o goleiro.

O Swansea em momento algum conseguiu ameaçar o triunfo do Brentford e viu sua missão ficar ainda mais difícil quando Jay Fulton foi expulso aos 20 minutos do segundo tempo por um pisão (aparentemente acidental) no calcanhar de Mathias Jensen seguido de um carrinho por trás do meia das Abelhas.

A vitória coroa um projeto forte e consistente do Brentford, que já havia batido na trave na temporada passada, quando alcançou a decisão dos playoffs da Championship, mas acabou derrotado pelo Fulham por 2 a 1 na prorrogação.

O acesso vem em uma temporada que incluiu uma campanha semifinalista na Copa da Liga Inglesa e devolve o Brentford à elite do futebol inglês pela primeira vez em 74 anos.

Além da expectativa sobre o que este time pode fazer em sua primeira participação na Premier League depois de uma campanha de bom futebol na Championship, os olhos do público estarão voltados especialmente sobre Ivan Toney, atacante de 25 anos com passagem pelo Newcastle e artilheiro da temporada da segundona inglesa, com 33 gols marcados.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo