HolandaInglaterraPremier League

Blind é o reforço que pode garantir os ajustes que o United ainda busca

Durante toda a janela de transferências, o Manchester United namorou com Daley Blind. E para quem não tinha muitos limites para gastar, os Red Devils até demoraram para acertar a transferência com o Ajax. Por fim, neste final de semana, o clube inglês confirmou o negócio com os holandeses, aguardando apenas os exames médicos para fazer o anúncio oficial. Um negócio importantíssimo para a equipe de Louis van Gaal, especialmente em um momento de tanta pressão sobre o início de seu trabalho.

LEIA MAIS: Di María estreou em um jogo em que ninguém mais parecia se conhecer no United

Blind chega como homem de confiança para Van Gaal. A relação entre os dois vem desde a Copa do Mundo, na qual o defensor foi um coringa na seleção holandesa. E essa capacidade de atuar em diversas posições deve ser aproveitada pelo treinador. O compatriota chega com pecha de titular, principalmente para ajudar na dinâmica do sistema defensivo, que tem dado algumas brechas com a linha de três homens planejada pelo comandante.

Dono de ótima noção tática, Blind pode ser líbero, zagueiro pelo lado esquerdo, volante ou ala. A princípio, deverá ser usado mesmo na defesa, onde o United apresenta menos opções confiáveis e mais jogadores queimados com a torcida – sobretudo Jonny Evans e Chris Smalling. Por conta da mobilidade e da qualidade técnica, Blind contribuirá na saída de bola e na mobilidade do setor, algo que também deve acontecer com a incorporação de Marcos Rojo ao sistema. E a visão de jogo do holandês também acrescenta qualidade na ligação direta.

Além do mais, a contratação de Daley Blind traz ótimas perspectivas ao futuro. Aos 24 anos, o holandês possui ótima rodagem, com uma Copa do Mundo no currículo e o protagonismo em dois dos últimos quatro títulos do Ajax na Eredivisie. A ida para Old Trafford eleva a carreira do jogador a novas perspectivas, mas não deverá pressioná-lo tanto assim. E mesmo a adaptação não deverá ser tanto problema, em um time que ainda busca seu encaixe e que o ideal de Van Gaal é justamente o já experimentado pelo defensor.

Assim como Ángel Di María, Daley Blind é um excelente acréscimo para o Manchester United. Ainda não é o suficiente para que o elenco esteja seja completo, é verdade, mas caminha para o acerto do time de Louis van Gaal. Se o principal objetivo dos Red Devils a partir desta semana é o ajuste do esquema tático, que só acumulou frustrações nesta temporada, a vinda do holandês auxilia bastante a parte defensiva. De qualquer forma, o trabalho do United não para no mercado.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo