Arteta revela que ficou desapontado após Arsenal receber três ‘nãos’ na janela
Com o fechamento da janela de transferências, Mikel Arteta esbanjou sinceridade para analisar a ação da sua equipe no mercado
A janela de transferências do meio de temporada se encerrou na Premier League. Na briga pelo título, o Arsenal não fez uma contratação sequer. E isso não agradou Mikel Arteta, que fez questão de falar publicamente sobre sua desilusão.
Em coletiva nesta terça-feira (4), o treinador espanhol revelou que ficou “desapontado” com a postura dos Gunners no mercado. A ideia de Arteta era ter mais opções ofensivas para a sequência de 2024/25, principalmente após baixas importantes nas últimas semanas.
Em dezembro, Bukayo Saka precisou passar por uma cirurgia na coxa para tratar uma lesão muscular. Peça importante do Arsenal, o atacante só deve voltar a ficar à disposição do treinador em março.
Já em janeiro, Gabriel Jesus rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e também precisou ser operado. O caso do brasileiro é mais complexo, tanto que ele não pode mais jogar nesta temporada. O tempo de recuperação varia de seis meses a um ano:
— Tínhamos uma intenção clara, que é sempre explorar as oportunidades de melhorar o elenco com jogadores de impacto. Não conseguimos (contratar), por isso estamos decepcionados.
— Disse Mikel Arteta
Mikel Arteta tentou tranquilizar os torcedores pela falta de reforços, argumentando que os Gunners buscam jogadores que sigam o perfil da comissão técnica. Nesse quesito, o treinador espanhol acredita que o Arsenal se manteve fiel a seus princípios.
Os alvos do Arsenal na janela
Nas últimas semanas, o Arsenal tentou contratar reposições para Saka e Jesus. Os Gunners entraram em contato com o Aston Villa para entender a situação de Ollie Watkins, que é constantemente convocado pela seleção da Inglaterra.
Entretanto, os Villans barraram as conversas sobre o centroavante de 29 anos devido à saída de Jhon Durán. O colombiano era reserva de Watkins e acabou vendido para o Al-Nassr por 77 milhões de euros (cerca de R$ 473 milhões).
O Arsenal também consultou Mathys Tel no Bayern de Munique. Contudo, os Gunners não viam o atacante como um camisa 9. O francês acabou emprestado ao Tottenham até o final da temporada e com opção de compra em definitivo.
Por fim, o Arsenal tentou a contratação de Sverre Nypan, joia dinamarquesa de 16 anos. O problema é que o meia-atacante não foi liberado pelo Rosenborg no meio da temporada, frustrando os Gunners.
Mesmo sem contratações para o ataque, Arteta agradeceu à diretoria do Arsenal pelos esforços na janela de transferências. Ao mesmo tempo, o técnico declarou que a ausência de reforços pode ser decisivo para o cumprimento ou não dos objetivos dos Gunners:
— Com certeza há coisas para aprender com isso, sempre há, mas é preciso seguir em frente. Ninguém sabe se teria sido melhor ter feito (contratações) ou não… Provavelmente saberemos no final da temporada.



