Inglaterra

Após bater na trave, clube inglês faz vaquinha por reforços e arrecada cinco vezes o esperado

O Palmeiras tentou usar a força da sua torcida para contratar Wesley, em 2012. Abriu uma vaquinha para ajudar a bancar os R$ 21 milhões que o Werder Bremen estava pedindo. Não chegou a R$ 1 milhão. As ambições do Grimsby Town eram muito menores e mais acessíveis. Na quinta divisão inglesa, o time que já foi semifinalista da FA Cup queria apenas £ 20 mil para reforçar o elenco, depois de perder o acesso à League Two nos pênaltis para o Bristol Rovers, na última temporada. Conseguiu muito mais que isso.

LEIA MAIS: Ingleses arrecadam três vezes mais que italianos com seus estádios

A diretoria do clube abriu o tal do crowdfunding, e em um dia, conseguiu o valor esperado. Ele continuou aberto e chegou a £ 110 mil, mais de cinco vezes acima da expectativa inicial. Um fã em especial, Lee Mullen, ganhou na loteria Euromillions há alguns anos e havia prometido igualar o valor arrecadado, no máximo até a meta de £ 20 mil. Isso motivou os outros torcedores a fazerem doações.

No total, 2 mil pessoas diferentes da cidade com população aproximada de 90 mil habitantes ajudaram a financiar a próxima janela do clube, inclusive de um garotinho que ainda mandou uma carta ao clube, segundo um dos diretores Dave Roberts, ao Guardian. “Ele escreveu: ‘Você pode dar as £ 4 que eu tenho no bolso para o técnico para a gente conseguir o acesso’. Sem dúvidas, as expectativas cresceram um pouco, mas isso faz parte do jogo”, afirmou.

Em troca, a diretoria do Grimsby oferece espaço publicitário para os fãs que fizeram doações e também a possibilidade de voltar à quarta divisão e à Football League, da qual foi rebaixada em 2010 e nunca mais voltou. A nova aposta está na força da sua torcida.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo