“Amo meus jogadores mais do que nunca”, diz Arteta, após empate contra o Southampton
O treinador admitiu a decepção pelo resultado, mas elogiou muito o seu time pela reação na reta final

O Arsenal quase completou mais um milagre ao buscar o empate contra o Southampton após estar perdendo por 3 a 1 até os 43 minutos do segundo tempo, mas o tropeço contra o lanterna no norte de Londres pode custar caro na briga pelo título inglês. Apesar da frustração, o técnico Mikel Arteta elogiou bastante o poder de reação do seu jovem elenco, que conseguiu retornar à partida e criar um clima no Emirates que quase terminou com a virada.
Aaron Ramsdale falhou logo no primeiro minuto, e o Southampton ampliou, após outro erro do Arsenal na saída de bola. Gabriel Martinelli descontou ainda no primeiro tempo, mas os visitantes fizeram 3 a 1, em uma jogada de escanteio, depois do intervalo. Gols de Martin Odegaard e Bukayo Saka igualaram o marcador, e os Gunners ainda tiveram oportunidades, como uma bola na trave de Leandro Trossard, para sair com a vitória.
“Foi novamente uma história muito emocionante desde o início, com a maneira como concedemos o primeiro e o segundo gol tão cedo. Mas o time mostrou incrível determinação e personalidade para continuar ali, tentando e acreditando. Após o 3 a 1, quando normalmente os jogadores e a torcida se desanimariam, fizemos o oposto. Continuamos tentando, pressionando, começamos a construir um clima incrível novamente, marcamos o segundo e o terceiro e, a oito minutos do fim, você tem duas grandes chances em que deveria ter vencido o jogo”, afirmou.
“É incrível o que eles estão fazendo nessa idade, com tudo em jogo, você comete alguns erros e as coisas ficam difíceis. Eles me deixaram orgulhoso, deixaram minha comissão técnica orgulhosa. Jogar diante da nossa torcida e o quanto eles são generosos, o que estão dando ao time, é excepcional. O jeito como o time reagiu, como os indivíduos reagiram. Eu amo meus jogadores mais do que nunca. Você comete um erro, comete outro, é complicado quando você está brigando pelo que estamos brigando, dar a volta por cima e mudar a energia e ter a coragem de jogar como jogamos, é incrível”, completou.
Arteta lamentou principalmente o segundo gol, no momento em que o Arsenal estava tentando voltar à partida, mas acredita que o seu time criou o bastante para vencer. Agora, a concentração tem que ser total para o confronto direto na próxima quarta-feira no Etihad Stadium. O tropeço contra o Southampton jogou a vantagem do empate para o Manchester City, que está a cinco pontos de distância com duas partidas a menos e não precisa mais da vitória para assumir a liderança.
“Obviamente, é melhor somar um ponto do que nenhum, mas o sentimento é de que perdemos. Temos que olhar no espaço porque obviamente conceder os três gols que concedemos torna difícil vencer um jogo nesta liga. Primeiro, temos que reiniciar, jantar, refletir sobre o jogo e começar a preparar o melhor plano para ir a Manchester e vencer. Não é uma final porque ainda tem seis jogos pela frente e pontos o suficiente em disputa. Mas a preocupação é afastar especialmente este momento. Alguns jogadores, se estão em dúvida, precisam afastar a dúvida e se concentrar em preparar o jogo para vencer em Manchester”, encerrou.
Foi o terceiro empate consecutivo do Arsenal. Contra Liverpool e West Ham, os Gunners chegaram a abrir 2 a 0, mas permitiram que o adversário igualasse o marcador.