Afilhado de Nani e descartado pelo United: nova aposta da Inglaterra ‘incendeia’ o mercado
Angel Gomes, talento do Lille, desperta o interesse de Borussia Dortmund e três clubes ingleses
Angel Gomes, a mais nova aposta da seleção da Inglaterra, vem sendo alvo de corrida insana no mercado de transferências. Liverpool, Tottenham, Newcastle e Borussia Dortmund monitoram a situação do meia-atacante do Lille, revelado pelo Manchester United.
Segundo o jornal The Sun, Angel Gomes se tornou o principal alvo do Newcastle nas últimas semanas. Ciente da forte concorrência pelo jogador de 24 anos, os Magpies pensam em fazer uma oferta em janeiro — janela de inverno na Europa.
O garoto ganhou destaque recente no noticiário inglês ao ser convocado pela primeira vez para a seleção de seu país. Lee Carsley, técnico interino da Inglaterra, promoveu a estreia de Angel na vitória do último sábado (7), por 2 a 0, sobre a Irlanda. Na ocasião, ele saiu do banco de reservas.
No compromisso seguinte dos Três Leões pela Liga das Nações, diante da Finlândia, o meia-atacante foi titular e ajudou a equipe a vencer por 2 a 0.
— Ele ama futebol, assiste futebol e se interessa por tática. Se você pedir algum feedback a ele, precisa estar preparado para que ele lhe fale sobre o treinamento, ou como vamos nos desenvolver, ou as posições. Ele sempre fala sobre algumas formações que fez com outros clubes, ou sobre os que ele enfrentou, porque, obviamente, como está jogando na França, então ele vê coisas diferentes — disse Carsley sobre Angel Gomes.
Em seu último ano de contrato com o Lille, o talento inglês é visto como uma das grandes oportunidades de mercado da próxima janela. De acordo com a imprensa europeia, a intenção do jogador é não renovar seu vínculo no futebol francês.
Quem é Angel Gomes?
Revelado pelo Manchester United, Angel Gomes despontou como uma das principais promessas das categorias de base dos Red Devils. Ao subir para o time profissional, no entanto, não conseguiu render o esperado e deixou o clube em 2020, sem gols e com apenas 10 jogos disputados.
Sem espaço no gigante inglês, o meia-atacante foi comprado pelo Lille, em agosto de 2020. Com o intuito de dar prosseguimento ao desenvolvimento do jogador, os franceses acertaram seu empréstimo ao Boavista, e o movimento logo se mostrou acertado.
O jovem precisou de uma única temporada no futebol português para mostrar seu valor. Em 32 partidas, marcou seis gols e distribuiu cinco assistências. Números suficientes para fazer o Lille o chamar de volta.
Desde 2021 na equipe francesa, Angel Gomes já acumula mais de 100 jogos, com oito tentos e 18 assistências.
Rápido, versátil e habilidoso, o meia-atacante nasceu em Londres e jogou nas categorias inferiores da seleção inglesa. Ao lado de nomes importantes, como Phil Foden e Conor Gallagher, ele foi campeão do Mundial Sub-17, em 2017.
Afilhado de Nani
Ex-jogador, o pai de Angel, Gil Gomes, nasceu em Angola e defendeu clubes de menor expressão na Inglaterra. Pelo fato de ter se mudado para Portugal ainda muito jovem, ele acabou representando a seleção lusitana ao longo da carreira.
A relação de Gil com Portugal fez Angel ganhar um padrinho bastante conhecido no mundo do futebol: Nani. O atacante lusitano, que hoje defende o Estrela Amadora, é amigo de longa data do pai do jogador do Lille.
Ídolo de infância de Angel, Nani se tornou um conselheiro importante para o garoto em seu início de carreira.
— Nani tem sido incrível comigo e me dá muitos conselhos. Eu tenho muita sorte de ter alguém assim na minha vida. Quando eu era mais jovem, ele era meu ídolo — disse em 2017.