Inglaterra

A festa de 150 anos da FA será no Palácio de Buckingham

Dentro de alguns dias, a Associação de Futebol da Inglaterra (ou FA, para Football Association) completará 150 anos de existência. Fundada em Londres, a entidade que coordena e estrutura o esporte inglês carrega toda uma responsabilidade e uma reputação quase que inabaláveis.

Tudo isso começou no dia 26 de outubro de 1863, que se tornou uma data importantíssima para os ingleses. Representantes de 11 clubes amadores se juntaram para criar a FA e começaram a estruturar o futebol como conhecemos hoje.

Esse feito será homenageado no dia 7 de outubro de uma forma toda especial, e a maior sacada que envolve esta data, partiu da realeza.

O Príncipe William (que também é presidente da associação) tratou de organizar um amistoso entre os dois clubes amadores mais antigos da Inglaterra, o Civil Service FC e o Polytechnic, que não participou da criação da FA, sendo criado apenas em 1875, mas ainda assim é o segundo time mais velho nesta sucessão. E adivinha onde será esse jogo? Sim, no Palácio de Buckingham, onde vive a Rainha Elizabeth II.

A parte curiosa é que o campo ainda será criado dentro das dependências do palácio. Dentro dessa festança toda, o Príncipe William já prometeu condecorar cerca de 150 voluntários que trabalham com o futebol: “No nosso 150º ano, é extremamente importante para a FA honrar o esforço destas centenas de voluntários que semana após semana permitem que outras milhões de pessoas joguem futebol em qualquer nível”, declarou.

A pelada real deve mesmo ser mais um desses jogos em que os participantes se comportam até demais para não desrespeitar a presença da Rainha e do Príncipe. Apenas esperamos que eles façam questão de romper as cortesias e façam algum gol. Afinal, ninguém quer entrar para a história empatando um jogo, não é mesmo?

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é editor-chefe da Revista Relvado, zagueiro ocasional, ex-jornalista, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo